Skip to content

<

Vila Nova de Gaia - Mogli em Canelas

A cache by Primordiais Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/05/2020
Difficulty:
5 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Mogli e a selva 

O livro de Rudyard Kipling é composto por sete contos diferentes, todos eles tendo animais como protagonistas. É neste conjunto de contos que Kipling melhor explora a principal temática do livro: o código de conduta dos animais, pois também eles se organizam e têm valores morais e regras de coexistência.

Num conto, "Os Irmãos de Mogli", começa com a surpreendente chegada de um bebé humano a uma toca de lobos. Corajoso e expedito, o pequeno ser consegue calmamente escapar das garras do tigre coxo, o fanfarrão Xer Cane, e do mesquinho chacal Tábàqui. O Pai e a Mãe lobos, habitantes da toca, têm crias recém-nascidas e sensibilizam-se com a audácia e vitalidade do pequeno "cachorro de homem". Protegem-no de Xer Cane e insistem em mantê-lo na alcateia Seiôuni.

Mas para tal é necessário que o conselho dê consentimento, o que acaba por acontecer graças às intervenções de Bálu, o urso pardo, e de Bàguirà, a pantera negra, que intercedem a favor do pequeno Mogli. Ao longo do conto, Mogli vai aprender as regras da Selva, segundo os ensinamentos rigorosos de Bálu - que admira a inteligência e a perspicácia do seu pupilo mas que é rígido na maneira de ensinar -, e enfrentar um dia-a-dia de felicidade mas também de perigo. Para tal, a presença de Bàguirà como sua protectora incansável vem a revelar-se fundamental. Xer Cane não desiste de tentar capturar Mogli e a alcateia deixa de ver com bons olhos a presença de um ser humano entre os animais selvagens. No final, quando Àquêlà, o chefe da alcateia, começa a ser contestado por ser um líder enfraquecido, e por Xer Cane fomentar a sua contestação, Mogli vê-se obrigado a abandonar a sua família adotiva e a regressar ao meio dos homens. Porém, não o faz sem que antes exija o respeito dos que tentaram traí-lo, sem que registe a lealdade dos que nunca o abandonaram e, acima de tudo, sem que garanta a segurança do velho Àquêlà.

A habilidade com que o livro é escrito, a inteligência das histórias e um profundo conhecimento do mundo animal, ao qual não será alheio o facto de Kipling ter nascido em Bombaim - Índia, e ter vivido durante muito tempo em território indiano - oferecem uma deliciosa leitura sobre o reino dos bichos, que também sabem comportar-se e organizar-se, fazendo uso de regras e de códigos de conduta. Haverá até situações e personagens em tudo semelhantes às que existem fora da selva, no mundo dos homens...

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.