Skip to content

Paleontologia em Al-Baizir [PR4 AVZ] - BE13 EarthCache

Hidden : 01/12/2021
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

 
Como Validar o teu Found?
1 - Explica por palavras tuas como são formados os fosseis.

2 - Ponto 1: (Waypoint 1 - Coordenada Publicada)

2.1 - Que tipo de Fóssil aqui encontras nesta coordenada?

2.2 - Qual o Diâmetro do fóssil?

2.3 - Num raio de 5 Metros encontras mais algum fóssil da mesma espécie? Se sim, quantos?

2.4 - Visualiza a imagem 1 nesta listing, alguma das imagens corresponde ao fossil aqui existente? Se sim, Qual?

3 - Ponto 2: (Waypoint 2)

3.1 - O fóssil que aqui encontras é semelhante ao anterior? identifica-o?

3.2 - Qual é o comprimento do fóssil maior na rocha, na coordenada indicada?

3.3 - Num raio de 5 metros existem mais fósseis deste tipo?

3.4 - Visualiza a imagem 1 nesta listing, alguma das imagens corresponde ao fóssil aqui existente? Se sim, qual?

4 - OBRIGATÓRIO - Uma fotografia tua ou de algo que te identifique no GZ com um fóssil à tua escolha, e deverão dizer que nome tem o fóssil que escolheram na mensagem/ email que enviarem!

 
 
Serra de Alvaiázere - Sicó

Alvaiázere é natureza, é povo vivo e as suas vivências.

Em terras alvaiazerenses é evidente a riqueza do património paisagístico (em que a fauna e a flora se manifestam em espécies múltiplas) e o carácter extraordinário do património geológico, arqueológico, arquitectónico e etnográfico, fortemente marcados pela geomorfologia da região.
Então, o concelho de Alvaiázere, inserido nas Terras de Sicó, identifica-se como espaço em que o verde e as vidas se abraçam a determinar a especificidade cultural do povo que habita este território.

Do ponto de vista geológico Alvaiázere é um concelho com características calcárias onde é possível encontrar, dispersas pelo território, inúmeras formações cársicas (por exemplo grutas, algares e lapas) que, ao longo dos tempos, foram objecto de diversas ocupações que vão desde a Pré-história até meados do século passado.

O concelho de Alvaiázere, pelas suas características geomorfológicas, convidou diversos povos a fixarem-se no seu território desde tempos ancestrais pelo que guarda em si memórias e vestígios de ocupações diversas e sucessivas que vão desde o Paleolítico até à actualidade.

De entre os múltiplos sítios arqueológicos, destaque para o complexo Megalítico do Ramalhal, para o povoado da Idade do Bronze na Serra de Alvaiázere e para a Villa Romana da Rominha.

A vida rural determina a existência de um conjunto significativo de estruturas de arqueologia industrial que testemunham a acção deste povo, por exemplo lagares de azeite, azenhas, moinhos de vento e fornos da cal.

O que são fósseis?

Os fósseis são restos ou vestígios da actividade de antigos seres vivos que ficaram soterrados e conservados nas rochas. Na maioria das vezes, apenas ficam fossilizadas as partes mais resistentes dos seres vivos, como as suas conchas ou os seus esqueletos, embora também seja frequente encontrar as marcas que esses restos mais duros deixam nas rochas, como moldes e impressões.

 

Imagem1: Exemplos de Fosseis

Tipos de Fosseis.
Somatofósseis Icnofósseis
incluem qualquer parte ou resto integrante do próprio organismo que tenha ficado conservada nas rochas, bem como as marcas deixadas de forma passiva por esses restos. Somatofósseis são fósseis de restos somáticos, isto é, de restos corpóreos ou integrantes do corpo de organismos do passado (do grego soma, somatos, corpo + fóssil). São Somatofósseis os fósseis (mineralizações, incarbonizações ou moldes) de dentes, de carapaças, de folhas, de conchas, de troncos, de ossos, etc. incluem os vestígios deixados nas rochas pelos organismos em resultado de alguma actividade desenvolvida em vida, como por exemplo a locomoção, a reprodução ou a alimentação. São icnofósseis os fósseis (mineralizações, incarbonizações ou moldes) de pegadas, de pistas de deslocação, de marcas de dentadas, de excrementos, de ovos, de túneis e de galerias de habitação, etc.
Processos de fossilização.
O processo de fossilização varia em duração e é composto por várias etapas. Em regra, após a morte do organismo dá-se a decomposição das suas partes moles, até que só as partes duras restam. O seu soterramento impede que também estas sejam destruídas, ficando protegidas no interior do sedimento. Por fim, a diagénese fóssil compreende o conjunto de alterações físicas e químicas que, ao actuarem no ambiente deposicional, transformam a composição e a estrutura dos restos dos organismos, propiciando a sua preservação como fósseis.

Deste processo podem resultar vários modos de fossilização, sendo que os mais frequentes correspondem à mineralização (substituição das partes duras do ser vivo, originalmente já mineralizadas, por outra substância mineral) e à moldagem (réplica natural das partes duras, que não se conservam, através de impressões deixadas no sedimento ainda mole).

Quando é a parte de dentro do organismo que fica moldada, como no caso do preenchimento de uma concha, o resultado é um molde interno, ao passo que quando é a parte de fora que fica reproduzida, como no envolvimento de uma concha, temos um molde externo.

 
 


 
 

Additional Hints (No hints available.)