Skip to content

<

Poço da Torgadinha - Gondufo

A cache by andrefpg Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/07/2021
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Esta cache vai levá-lo a visitar o Regadio da Malhada Verde “Poço da Torgadinha”, para realizá-la deverá deslocar-se a aldeia de Gondufo, uma pequena aldeia do concelho de Seia, freguesia de Vide, numa encosta da Serra do Açor, onde outrora servia apenas para o regadio das terras de cultivo, mas que com a desertificação natural desta região deixou de ter menos utilidade para esse fim. Após o incendio do ano 2005 que consumiu toda esta zona, e como não havia vegetação, veio a enxurradas de água de inverno o que provocou o arrastamento das terras e consequentemente este poço ficou completamente coberto de terra e pedras, ficando assim alguns anos, sem qualquer tipo de utilidade.

Percebendo a importância que uma represa de água pode fazer nesta aldeia, a Comissão de Melhoramentos procedeu à desobstrução do poço e renovou todo o espaço, inclusive o acesso a este, com a abertura de um caminho pedonal com maior segurança e comodidade. A requalificação foi total, o poço retomou a sua utilidade para o regadio de quem ainda vai cultivando algumas terras agrícolas e converteu este poço a uma piscina natural, com o acrescento de uma pequena piscina anexa ao poço para as crianças, mais tarde foi colocado uma mesa de merendas. É um autêntico paraíso onde poderá fazer uso desfrutar de um belo mergulho, aconselho a visitar porque só visto no local se consegue apreciar tamanha beleza natural em plena Serra do Açor

Para chegar ao Gondufo, deverá utilizar a N230 até Vide e depois apanhar a estrada com a indicação de Cide, Rodeado, Gondufo, etc. Existe a alternativa pelo lado de Chãs D´Egua, é uma estrada de terra batida, mas de boa circulação, mesmo de automóvel. Sugiro que estacione no pequeno largo junto a uma pedra avistada com a palavra escrita “regadio”, o percurso até à cache é fácil de realizar, apenas alguns metros de caminho pedonal ou bicicleta.

Boas caçadas! smiley

Additional Hints (No hints available.)