Skip to content

<

Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira

A cache by Primordiais Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/19/2021
Difficulty:
5 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira

 

A 28 de setembro de 1957 foi inaugurada a Cadeia Central do Norte, recebendo os seus primeiros reclusos em dezembro do mesmo ano.

Inicialmente destinada a reclusos condenados a penas de prisão superior a seis meses, as suas instalações permitiam que se alojassem, em separado, outras categorias de População Prisional, como era o caso dos menores a aguardarem entrada na Prisão-Escola e, por outro lado, dos delinquentes de difícil correção.

Com uma área de 80 hectares, dispõe ainda de cerca de 200 hectares de terreno à sua volta. 

Tem uma disposição arquitetónica igual à do Estabelecimento Prisional do Linhó, que se assemelha a um "H", sendo a designação correta de "ferradura". Neste caso, duas "ferraduras" encostadas, ou seja, o Estabelecimento é constituído por duas alas laterais ligadas por uma ala transversal, englobando celas individuais e camaratas. As celas distribuem-se pelas alas A e B existindo ainda dois pátios cobertos e quatro descobertos. 

Carateriza-se essencialmente por uma intensa atividade laboral intramuros, com especial incidência em trabalhos de marcenaria, fator a que não é alheia a sua localização geográfica. Realce-se, aliás, a colocação de número significativo de reclusos em empresas da região que se dedicam àquela atividade económica.

Em 1998 entrou em funcionamento uma Unidade de Saúde devidamente equipada e capaz de fazer face às solicitações dos reclusos do próprio EP e de outros da Região Norte. Está em fase de conclusão a construção, num terreno contíguo ao Estabelecimento, de um novo espaço prisional com capacidade para cerca de 300 reclusos.

A População Prisional é constituída por reclusos condenados, maioritariamente oriundos do Norte.

 

Ocupação laboral

Setor Agro-pecuário:

  • Criação de ovelhas e Culturas Arvenses.

Setor Oficinal:

  • Marcenaria.
  • Serralharia Civil
  • Sapataria
  • Cantaria e Artesanato

Outras Áreas:

  • Manutenção e Limpeza

Localização / Entrada

  • N 41° 15.100' W 8° 26.320'


 

Saúde

A Unidade de Saúde do EP está equipada com gabinete de estomatologia (que recebe os reclusos do EP de Guimarães) e enfermaria com dezanove camas, e é constituída por um médico dentista, um médico psiquiatra, um médico infeciologista, dois clínicos gerais, dois psicólogos clínicos, quinze enfermeiros e três auxiliares de ação médica. É realizado um rastreio anual da tuberculose e, sistematicamente, vacinação contra a Hepatite B (reclusos e funcionários).

 


Podes validar a solução do puzzle com certitude

 

Atenção: Não divulgar nem postar fotos de Container e Localizaçao, Sendo Removidos sem aviso Prévio! A cada registo online deverá sempre corresponder o respetivo registo físico do mesmo nick. Dito isto, não admitiremos registos de tours e/ou nicks fictícios nas nossas caches pelo facto dos mesmos não corresponderem a contas oficiais de geocaching. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados!

Additional Hints (No hints available.)