Mesmo sendo o único habitante no seu planeta, o Vaidoso ao Pequeno Príncipe para dizer que ele é o mais inteligente, o mais bonito e o mais rico. Isto soa estranho para o protagonista, pois o Vaidoso é o único naquele planeta.
Esse personagem ensina que é necessário reconhecer nossas próprias qualidades e talentos, sem depender da aprovação dos outros.
O Vaidoso
Vaidade
Insegurança
Ao dar-nos a conhecer esta personagem o autor pretende mostrar-nos que há pessoas que só vêem o que querem ver e só ouvem o que querem ouvir, que buscam elogios em todo o lado, e mais, que necessitam desses elogios para sobreviver. O vaidoso é aquele que necessita da admiração de todos para comprovar o seu valor.
Representa também a vaidade, a necessidade que os demais nos admirem nem que seja pela superficialidade, isto é, pela roupa que vestimos e pelos bens que possuímos.
Esta personagem encarna o desejo de reconhecimento e admiração da sociedade. Representa de certa forma o egoísmo e faz-nos reflectir sobre o número de vezes que agimos sem ter em conta os desejos ou necessidades alheias. Lembra-nos que a vaidade é um defeito que todos nós manifestamos uma e outra vez, quando pensamos que somos melhores que o os demais; É um alerta à reflexão, à reflexão que as nossas acções provocam reacções e que como tal, mais tarde ou mais cedo podem levar-nos a ficar sozinhos.
Saint-Exupéry pretendia alertar-nos a observar e a observarmo-nos, pois não se pode pretender admiração se nós próprios não nos conhecemos, isto é, temos que aprender que a verdadeira beleza não reside no externo, ela habita nas profundezas do nosso ser e é lá que permanece através dos tempos. Também é uma chamada de atenção para que reconheçamos os nossos próprios talentos, as nossas capacidades e para nos auto-afirmarmos, pois se não gostarmos de nós quem gostará?
“- «Admirar» quer dizer o quê?”
- «Admirar» quer dizer que reconheces que eu sou o homem mais bonito, mais bem vestido, mais rico e mais inteligente de todo o planeta.”
|