Skip to content

<

A Caminho do Colo de Pito

A cache by Primordiais Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 05/24/2021
Difficulty:
5 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Colo de Pito

 

Colo de Pito é uma aldeia portuguesa da freguesia das Monteiras no concelho de Castro Daire, Distrito de Viseu.

Colo de Pito tem 149 habitantes (2006). No centro da aldeia existe a Capela de N. Sra da Saúde.

Localidade junto à Estrada Nacional nº 2, dista cerca de 10 km de Castro Daire e 20 km de Lamego é servida por excelentes acessos rodoviários mantendo o acesso e utilização da Estrada Nacional nº 2 e ainda pela nova auto-estrada A 24, onde se entra e sai tanto no nó de Cinfães / Castro Daire Norte (Senhora da Ouvida ) como no nó de Bigorne.

 

 

ORIGEM DO NOME

Colo de Pito tem a origem do seu nome no Latim, como a maioria das palavras da nossa Língua. Os romanos, que invadiram e colonizaram a Península Ibérica, acharam tão belo e aprazível o lugar, que lhe chamaram “Colum Pictum” (Colina Pintada), de onde derivou o actual nome “Colo de Pito”.

A aldeia de Colo de Pito situa-se num planalto tendo como fundo a grandiosa Serra de Montemuro ( a oitava maior elevação de Portugal Continental, com 1382 metros de altitude. Situa-se no concelho de Cinfães, distrito de Viseu e região do Douro Litoral, a sua altitude média é de 838m e está compreendida entre o rio Douro, a Norte e o rio Paiva, a sul, confinando com a cidade de Lamego. O seu ponto mais alto é denominado por Montemuro, a 1.381 metros de altitude. Aqui nascem o Rio Balsemão (lugar do Rossão), o Rio Cabrum, o Rio Bestança e o Ribeiro de Carcavelos,) no prolongamento da Senhora da Ouvida. Esta montanha em grande plano faz parte integrante da nossa bela paisagem

Do alto do Torrão, como se fosse um miradouro, avistamos tudo ao nosso redor, tal como o Alto da Ucha para o lado do Mezio, e as aldeias de Vale Abrigoso, Carvalhas, Monteiras, Serra da Estrela ( em dias de bom tempo ), Senhora da Ouvida e Moura Morta.

Daqui se vêm montes e vales. De dia a vista panorâmica é única e deslumbrante. À noite poderemos apreciar o firmamento - céu estrelado, com estrelas cintilantes e cometas de quando em vez. Também podemos apreciar várias constelações " a olho nu ", por exemplo  Estrela Polar ( estrela que pela sua posição no firmamento, directamente acima de um dos pólos da Terra é utilizada para auxiliar a navegação,. a Estrela Polar pode referir-se tanto a Estrela do Norte como a Estrela do Sul embora a expressão seja usualmente utilizada em referência a Polaris, a estrela mais brilhante da constelação Ursa Menor (em latim: Ursa Minor), que é actualmente a Estrela do Norte ). Aqui tudo é calmo e tranquilo. O vento sopra forte no Inverno. Durante a Primavera e Verão sopra uma pequena brisa de ar fresco que retempera o fluxo do constante ar quente. Respiramos ar puro.

FESTA ANUAL DA NOSSA SENHORA DA SAUDE - 3º DOMINGO DE JULHO

As principais festas de Colo de Pito em Honra de N. Sra da Saúde, realizam-se, anualmente, no 3º Domingo de Julho, contando com a festa religiosa propriamente dita (missa, procissão acompanhada por banda de música ) e a parte recreativa e cultural, desporto e baile, quer no dia quer na véspera).

FESTA ANUAL DA NOSSA SENHORA DA OUVIDA - 3 DE AGOSTO

Esta festa anual, celebrada, em 3 de Agosto, tem um carácter religioso com romaria e novena desde há décadas, contando com missa campal e procissão;

Desde tempos idos uma das suas principais atracções é a feira de gado bovino, corrida de cavalos e luta de bois

 


Podes validar a solução do puzzle com certitude

 

Atenção: Não divulgar nem postar fotos de Container e Localizaçao, Sendo Removidos sem aviso Prévio! A cada registo online deverá sempre corresponder o respetivo registo físico do mesmo nick. Dito isto, não admitiremos registos de tours e/ou nicks fictícios nas nossas caches pelo facto dos mesmos não corresponderem a contas oficiais de geocaching. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados!

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.