 |
Ruínas Capela de São Paulo
|
 |
Lenda da Capela de São Paulo
A Capela de São Paulo fica equidistante de Sendim(Portugal), Picote (Portugal) e Pinilla de Fermoselle (Espanha), mas a população de cada uma das aldeias dizia que a mesma lhes pertencia.
Naquela época, o rio Douro ainda era um pequeno rio, cujo caudal em algumas épocas do ano era tão baixo que podia ser percorrido de um lado a outro a pé.
Tratava-se de uma pequena capela, que tinha um sino que não estava fixo e que nas festas de São Miguel, em Pinilla de Fermoselle, era removido e levado para uma pequena ermida que se encontra junto à aldeia de Pinilla de Fermoselle, uma vez que este eremitério não tinha sino.
No final da festa o sino voltava para a capela de São Paulo.
Esta capela tinha também uma única imagem dentro, a imagem de São Paulo.
A população de Sendim sempre afirmou que esta capela pertencia a Sendim, mas como não havia consenso sobre a quem pertencia, um dia o seguinte foi combinado entre os representantes das 3 aldeias: “No dia seguinte a população de cada vila abandonaria cada povoado em direção à capela de São Paulo e quem chegasse primeiro poderia escolher entre o sino a imagem de São Paulo ou ficar com a capela.
A população de Pinilla de Fermoselle saiu ainda de noite e quando lá chegaram ainda mais ninguém havia lá chegado. Então pegaram o sino e levaram-no para a capela de São Miguel.
A população de Picote ainda de noite, mas quase a amanhecer também partiu para a capela de São Paulo, mas quando lá chegaram perceberam que faltava o sino, mas vendo que a imagem de São Paulo ainda estava lá dentro, leveram-na para a sua igreja.
A população de Sendim, pensando que os das outras aldeias esperariam a sua chegada, para os deixar escolher primeiro, só pela manhã é que partiram em direção à Capela de São Paulo. Quando lá chegaram, o sol já ia alto e encontraram a capela sem sino e sem santo e sem ninguém por perto. Perceberam então que tanto os de Picote como os de Pinilla de Fermoselle já lá tinham estado e levaram o sino e a imagem de São Paulo.
Resignados, ficaram com as quatro paredes ...
Esta é a lenda ...
O facto é que o sino ainda hoje se encontra na Capela de São Miguel em Pinilla de Fermoselle, mas a população só o coloca na torre no dia da Festa de São Miguel, durante o resto do ano, está no seu interior, a salvo .... Não vá por lá aparecer a população de Sendim e roube o sino ...
A imagem de São Paulo encontra-se no altar da igreja matriz de Picote.
Quanto à capela, restam apenas as ruínas, uma vez que a capela sem Sino e sem Santo foi abandonada e acabou por ficar em ruínas ...
Ruínas da Capela de São Paulo (Sendim)
Ermida de San Miguel (Pinilla)
São Paulo (Picote)