Skip to content

Tatu Multi-cache

Hidden : 08/08/2021
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Características

Sendo assim, tatus ocorrem na América do Sul, América Central e apenas uma espécie, o tatu-galinha ( Dasypus novemcinctus ), ocorre na América do Norte , e não por ser sua distribuição original, mas porque ao longo do tempo a espécie se dispersou e alcançou este território.

O tamanho das espécies varia, o menor, o tatu-fada-rosa ( Chlamyphorus truncatus ) que alcança no máximo 15 cm de comprimento e 120 gramas de peso e o imponente tatu-canastra ( Priodontes maximus ), que pode ultrapassar um metro de comprimento e pesar mais de 60 kg.

Espécies de tatu

Existem, atualmente, 21 espécies de tatus, e só no Brasil, ocorrem 11 espécies e apesar de apresentarem o mesmo plano corporal, atarracado e com carcaças, existem muitas características particulares de cada espécie. As espécies mais conhecidas no Brasil são:

Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus): Espécie bem comum e caracterizada pelo seu crânio afinado e longas orelhas. Seu peso médio é de 3,6 kg.

Tatu-peba (Euphractus sexcinctus): também chamado de tatu-amarelo, pela coloração das suas escamas, ou tatu-de-cemitério, pelo hábito de se alimentar de carcaças. É mais pesado que o tatu-galinha, com peso médio de 5,4 kg.

Tatu-canastra(Priodontes maximus): o maior dos tatus de todo o mundo. Inconfundível pelo tamanho, e suas tocas podem caber uma pessoa adulta dentro. O peso médio é em torno dos 30 kg, mas há registro de espécimes que alcançaram 60 Kg.

Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus e Tolypeutes matacus): os famosos tatus-bola. São espécies pequenas, mas que possuem um comportamento bem interessante. Na iminência de perigo eles se enrolam formando esferas perfeitas, ficando assim, completamente protegidos dentro de duas carapaças. O peso médio das espécies de tatus-bola fica em torno de um à 1,5 Kg

Ameaças

De todas as espécies de tatus existentes, 19% são consideradas em estado vulnerável de conservação. As maiores ameaças aos tatus são a caça e o desmatamento.

Historicamente, os tatus sempre foram muito caçados pelas populações humanas para o consumo de sua carne. Além disso, algumas comunidades acreditam que suas carapaças têm função medicinal, extraindo-as para a manufatura de remédios. O fato é que os tatus exercem uma importante função ecológica na ciclagem de nutrientes, ao revolverem o solo com suas escavações, sendo assim, retirar os tatus causaria um grande problema ecológico devido à diminuição na absorção de nutrientes pelo solo.

Fonte: https://www.infoescola.com/mamiferos/tatu/

 

Sobre o Parque

Inaugurado em 1982 e com mais de 14 milhões de m2, está localizado na Zona Leste de São Paulo. Além de preservar fauna e flora da várzea do rio Tietê, o parque proporciona uma série de atividades culturais, educacionais, recreativas, esportivas e de lazer, recebendo mais de 330 mil visitantes todo mês. Principais atrações: Centro de Educação Ambiental, Centro Cultural, Museu do Tietê, Biblioteca e Centro de Recepção de Animais Silvestres, que abriga 2 mil animais apreendidos ou doados. O projeto arquitetônico e paisagístico do parque foi concebido pelo arquiteto Ruy Ohtak..

O PET (Parque Ecológico do Tietê) equivale a 5 Central Parks ou a 11 Ibirapueras.

Fauna

Os animais que vivem no parque são provenientes da mata do Rio Tietê. Há uma grande profusão de quatis, que cercam as trilhas e constantemente as invadem. Há anu-pretos, biguás, gavião carcarás, chupins, sabiá-pocas, irerês, abelhas, borboletas brancas, borboletas amarelas, quero-quero, socozinho, teiús e capivaras entre outros.
 

Flora

O parque produz e planta árvores para recuperar áreas degradadas, contribuindo na qualidade do ar e no bem-estar da população. Encontramos no local: plantas aquáticas, aguapés, salvínias, jerivás, suinãs, embaúbas, pitangueiras, jabuticabeiras, goiabeiras, maracujás, cássia-aleluias e helicônias, entre outras.

 

Núcleo Engenheiro Goulart

Horário de funcionamento do núcleo: Das 8h às 17h.
Estacionamento: 50 vagas no interior, próximo à administração do parque e 1000 vagas no estacionamento externo. Telefone: 2958-1477/1450/9035 (para agendamentos e informações)
Endereço: Rua Guira Acangatara, 70

 

Núcleo Vila Jacuí
Horário de funcionamento do núcleo: 8h às 19h – Entrada gratuita
Estacionamento: 178 vagas,
aos finais de semana apenas veículos com autorizações especiais e funcionários. Telefone: (11) 2033-1940
Endereço: Rua Catléia, 680, União de Vila Nova


Atividades e equipamentos que precisam ser agendados: quiosques com churrasqueira, salões de festas e campos de futebol.

Como Chegar: Entre no km 23, da Rodovia Ayrton Senna, pista sentido Rio de Janeiro; de Metrô, desembarque na Estação Artur Alvim, pegue o ônibus 2702-10 - Vila Americana - desça na Av. São Miguel, altura do nº 9.000, siga até o acesso ao túnel da CPTM. Após passar pelo túnel já estará no parque; pela CPTM, desembarque na Estação Ermelino Matarazzo, pegue o ônibus 2590-10 - União de Vila Nova e desça em frente ao parque.

A partir de São Paulo, poderá acessar pela via lateral à ciclovia começando no cache PET 1 - https://coord.info/GC8GH1G

 

Para obter as coordenadas finais considere:

S 23° 29.ABC W 046° VW.XYZ

ABC = os 3 últimos dígitos da longitude inicial - 324

VW = diferença dos limites de velocidade por veículos, na placa de trânsito a sua direita.

X = quantidade total do número de letras do nome do espaço, que está na placa a sua frente, menos o número de espécies de tatu existentes no Brasil

Y = número de espécies de tatu no mundo em geral – o número de letras do segundo nome do jardim.

Z = penúltimo número da latitude.

Additional Hints (Decrypt)

Onfr qn áeiber, rager enímrf fhcresvpvnvf.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)