Skip to content

#37 Ecopista Linha do Tâmega Traditional Cache

Hidden : 08/15/2021
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Linha do Tâmega – inicialmente denominada Caminho de Ferro do Valle do Tâmega – ligava a estação de Livração (Marco de Canaveses), da linha do Douro, à estação de Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto), numa extensão total de 51,733 quilómetros.

No dia 1 de Janeiro de 1990 foi desativado todo o serviço comercial entre Amarante e Arco de Baúlhe, deste ramal ferroviário, dando assim lugar a uma via verde destinada a passeios pedestres, de bicicleta ou qualquer outro meio não poluente.

Em 2007 as Autarquias envolvidas, a Refer e o Estado assinaram um protocolo que resultaria na construção da Ecopista da Linha do Tâmega, uma via que atravessa três Municípios ao longo de quase 40 quilómetros, Amarante, Celorico de Basto e cabeceiras de basto.

Esta Ecopista percorre uma das mais belas linhas ferroviárias do país, permitindo o contacto direto com o património histórico e natural envolvente, nomeadamente as muitas aldeias e pontes que atravessa em toda a sua extensão, as paisagens verdejantes de inigualável beleza e, o Rio Tâmega, ex-libris desta região, e que acompanha quase sempre, de muito perto.

Este projeto, que se inclui na Rede Europeia de Vias Verdes, tem o seu início ao km 12,467, na cidade de Amarante, e términos ao km 51,733 na Freguesia Cabeceirense de Arco de Baúlhe.

Até 2012 apenas o Percurso de Amarante se encontrava em funcionamento, ligando a Princesa do Tâmega a Chapa. Com a inauguração dos percursos de Celorico de Basto e Arco de Baúlhe, em 2013, a Ecopista fica agora praticamente completa, apenas interrompida num pequeno troço de terra batida entre a Chapa e Codeçoso, com cerca de 3 quilómetros, mas que pode ser percorrido em BTT. Prevê-se que com a conclusão das obras da nova barragem de Fridão, a Ecopista fique totalmente pronta.

Additional Hints (No hints available.)