Penedo da Pegadinha
Na bordadura de uma mata de pinheiros, junto a um aceiro " corta- fogo" , encontra-se um afloramento granítico de superfície aplanada, com uma dimensão aproximada de 11x7 metros.
Dispersos por toda a rocha observam-se reticulados e dezenas de fossetes entre os 12 e os 13 centímetros de diâmetro, de secção cónica, encontram-se algumas interligadas por sulcos. Na zona central existem dois rebaixamentos configurando pegadas humanas.
O monumento descrito é conhecido pela população local pelo nome de "Penedo da Pegadinha", devido às gravuras com forma de planta de pé.
Embora para nós, hoje, este complexo de gravuras rupestres ao ar livre se apresente com uma funcionalidade e sentido dificilmente apreensíveis, não há dúvida que constitui uma expressão artística que monumentaliza a paisagem, sendo comparável a diversos outros monumentos já conhecidos no norte de Portugal.
Considerando a similitude com conjuntos semelhantes identificados um pouco por todas as serras do noroeste, bem como o contexto arqueológico próximo da necrópole megalítica do Chão do Gandas, assim como do Abrigo da Pedra Bela, este complexo de arte rupestre poderá datar entre os 5. º e 1. º milénio a.C..
(Fontes, L., Roriz, A. Património Arqueológico e Arquitectónico de Vieira do Minho, p.99)
***********************************************
A cache:
O recipiente é de tamanho pequeno.
O container é fragil. Por favor, tenham o necessário cuidado para prolongar a sua longevidade.
Contem apenas logbook e stashnote; Levem material de escrita.
Coloquem a cache no mesmo local. Mantenham-na na posição correcta para prolongar a sua longevidade. Sejam discretos.
Opcional: Tirem fotos do local e publiquem juntamente com o vosso log.
E, principalmente, divirtam-se!
***********************************************
Façam CITO, se necessário.
Mas, principalmente, nunca deixe marcas da sua presença, que possam prejudicar o meio ambiente!
Pratique geocaching de forma responsável e consciente, respeitando as normas básicas de segurança. Faça-o por sua conta e risco!
Obrigado pela vossa visita!
e-mail: geo.amigosdanatureza@gmail.com