Segundo o povo da Galpeira, esta estrada (que segue ao lado da linha de caniços em paralelo com as vinhas) tem origem romana. Ao descer um pouco a estrada é possivel ver a calçada em pedra típica desta cultura.
Indicios de atividade romana na região:
"Durante o tempo de Trajano (98 a 117) investiu-se na construção e renovação da rede viária no actual território português, acção prosseguida no reinado de Adriano (117 a 136).
Na região de Torres Vedras, as vias romanas que a atravessaram teriam aproveitado caminhos pré-romanos, do tempo dos Túrdulos :
Quanto à estrada ligando Torres Vedras a Sintra, seguia a margem direita do Sizandro, passando junto a S. Gião de Entre Vinhas, em direcção à Coutada, atravessava o rio junto a S. Pedro da Cadeira, dirigindo-se para sul, pelo Casal da Estrada, passando a poente de Mafra.
“Seriam maioritariamente estradas de terra com um ou outro revestimento de pedra em pontos críticos do percurso, hoje muito difíceis de identificar no terreno, tanto mais que a colocação de milários parece ter sido excepcional nesta região e a construção de pontes de pedra, se existiu, não deixou vestígios” (MANTAS, 1998)."
Torres Vedras No Tempo Dos Romanos - 4- T.vedras No Contexto Da Rede Viária Romana
Venerando Matos - https://vedrografias2.blogspot.com/2009/05/torres-vedras-no-tempo-dos-romanos-4.html
A cache:
A cache está localizada no inicio do troço, que se pensa ser estrada romana.
Tenham cuidado com a orientação do container ao coloca-lo de volta no lugar.