Skip to content

<

Geo-Berlindada

A cache by Primordiais Send Message to Owner Message this owner
Hidden : Saturday, 15 January 2022
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

15 January 2022, 09:00 - 09:30

bola de Berlim é uma massa brioche frita, recheada com doce de ovos e polvilhada com açúcar. Este doce é originário da Alemanha e veio para Portugal durante a Segunda Guerra Mundial pelas mãos dos refugiados judeus e tornando-se, rapidamente, num sucesso.

Com a guerra, os refugiados necessitaram de trabalhar para sustentar a família e muitos dos judeus tornaram-se funcionários de empresas nacionais, como pastelarias e cafés. Por este mesmo motivo, Lisboa e Porto começaram a vender este doce típico. Com o passar do tempo, os pasteleiros nacionais desenvolveram a própria versão, passando a rechear com doce de ovos ou sem creme, ao invés de creme ou marmelada.

Mas porque é que as bolas de Berlim são tão comuns na praia? Após serem vendidos em pastelarias e na rua, passaram para as praias devido à sua facilidade de se agarrar o bolo e pela sua doçura.

Depois de uma ida ao mar, o nosso corpo fica com uma camada de sal e sentimos um travo salgado na boca. O doce da bola de Berlim contrasta na perfeição com o salgado do mar, ficando este sabor mais intensificado. Por ser um bolo frito, de massa fofa e arejada, torna-se muito usual o seu consumo na praia pois os alimentos secos provocam sede e este bolo não é tão seco.

Os sabores mais usuais são de doce de ovo ou sem creme, mas com o passar dos anos começaram a aparecer novos sabores para agradar a todos os consumidores. Falamos de chocolate, doce de leite, caramelo, morango, alfarroba ou limão como sabores novos deste famoso bolo, mas existem muitos mais, conforme o vendedor ou o local de venda.

 

Geo-Berlindada

 

O que será melhor para começar o dia? Sim o dia de ir fazer Geocaching como o de hoje.

Claro um belo de um pequeno almoço e porque é a refeição mais importante do dia ou não fosse a primeira. 

E é claro que por vezes tem de ser um pequeno almoço reforçado e nada melhor que saborear uma bela de uma bola de berlim. Sim uma bola de berlim bem recheada de creme e bem coberta de açúcar. Quem não gosta?

Depois do evento cada um segue a sua vida mas não é para jogar ao berlinde (não confundam o tema) é para rebular na procura das caches por onde quer se estejam. Corram, caminhem, rebolem mas antes disso tudo apareçam para dois dedos de conversa.

 

Contamos com a tua presença e boa disposição, no dia 15 de janeiro, das 9H00 ate as 9h30, para um Café e acompanhar a Bola de Berlim!


O Evento sera ao ar livre, nas cordenadas fornecidas, realçando para todos cumprirem as regras em vigor da DGS.

Additional Hints (No hints available.)