A Oliveira do Mouchão tem a idade bonita de 3.350 anos e está bem conservada no lugar de Cascalhos, freguesia de Mouriscas, concelho de Abrantes.

A atingir quase os 8 metros e o que mais se destaca é a altura do tronco, com um perímetro de mais de 6 metros.
Na base é muito maior, com cerca de 13 metros ( no ICNF ) e uma concavidade onde antes uma pessoa podia estar em pé.
A árvore está protegida com um muro e no interior a quantidade de terra é suficiente para tapar as raízes da oliveira. Antes do processo de estudo e salvaguarda, “ o nível de terra era mais baixo e viam-se as raízes. O buraco na maior e as pessoas, pelo que dizem, passam por aqui e até alguns buracos na base era maior. Outros abrigam-se da chuva e por vezes jogavam às cartas.”

Ainda segundo o testemunho de José Francisco, que tem uma casa mesmo em frente da Oliveira do Mouchão, “quando da recuperação da árvore, os técnicos recomendam que era importante fazer um diâmetro da copa e proteger as raízes que estavam ao ar livre. Encheram o espaço de terra boa e colocaram adubo. Depois da recuperação a oliveira está muito bonita.”
José Francisco é proprietário de um pequeno olival do qual fazia parte a Oliveira do Mouchão. Foi uma árvore de valor porque foi dada à igreja como pagamento de uma promessa e mais tarde vendida em leilão.
A oliveira já esteve para ser lenha e em 2007 foi classificada de Interesse Público.
Atualmente, faz parte da lista de Árvores Monumentais do ICNF, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.