G3 - A Frescura de um Regato

A presença de um regato no meio da floresta muda subtilmente as condições ambientais locais. A vegetação arbórea ajusta-se a essas novas condições e, embora as espécies dominantes se mantenham, o cortejo florístico local apresenta espécies características de espaços húmidos sombrios.
É o caso de árvores como o freixo (Fraxinus excelsior) ou a aveleira (Corylus avellanus), arbustos como o azevinho (llex aquifolium) e de uma grande variedade de fetos, como o feto-real (Osmunda regalis) e o feto-fêmea (Athyrium filix-femina), o feto-pente (Blechnum spicant) ou o pequeno Avencão (Asplenium trichomanes). Ao nível das plantas herbáceas, as violetas e a primavera (Primula acaulis) são presença constante na primavera.
Mais perto do verão, a bela erva-pombinha (Aquilegia vulgaris) surge um pouco por todo o lado, desde que os níveis de luz o permitam. Nas zonas mais iluminadas da margem, geralmente na foz da pequena de linha de água no rio principal, o amieiro (Alnus glutinosa) e o salgueiro-branco (Salix salviifolia) podem também surgir.

Ecovia do Vez
Etapa 3: Vilela - Sistelo
Distância: 10,266 metros
Duração: cerca de 2h00m
Altitude mín/máx: 68 mts/278 mts
Desnível acumulado: 462,76 metros
A Cache: 📦
O recipiente é de tamanho micro. 🥏
Contém logbook com stashnote. 🗞️
Levar material de escrita. ✍🏻
✊🏻 Por favor, feche bem o recipiente e recoloque a cache da mesma forma como a encontrou, pois a sua durabilidade depende muito disso.
♻️ Façam CITO, se possível. Mas, principalmente, nunca deixe marcas da sua presença, que possam prejudicar o meio ambiente!
➡️ NÃO DEIXAR RASTO ⬅️
Obrigado! 🙏🏻