Baguim do Monte
E as suas Serras
A primeira notícia histórica das terras de Baguim consta de uma «Carta de doação que Froila faz a Leodorigo e esposa», datada de 6 de abril de 994, na qual é mencionada «uma herdade que tenho na vila de Sevilhães e Baguim, abaixo do monte de Gondomar, por onde passa o rio de Campanhã, perto do rio Douro».
Orgulhosa de um rico passado histórico e de Filhos ilustres que ao longo dos tempos a enobreceram, a freguesia de Baguim do Monte é hoje uma Terra em franco progresso, à conquista do futuro.
Dentro dos seus limites vive uma população que aumenta dia a dia, gente pacífica, laboriosa e empreendedora, sendo de salientar a agricultura e a indústria.
O Monte sugere as terras de Baguim situadas na encosta da serra.
A videira alude à origem do topónimo “Baguim”, constituindo as folhas o símbolo vegetal da imortalidade e da perene juventude.
Os cachos recordam o antiquíssimo cultivo da vinha e o reconhecido valor dos seus vinhos.
O cálice representa o copo de prata descrito no primeiro documento sobre Baguim, o qual menciona a doação destas terras.
Os besantes simbolizam os quinze saldos, antiga moeda portuguesa, mencionados no referido documento de doação de Baguim.
O ouro, como metal nobre, significa a fidelidade no comportamento e a constância do seu devotamento total.
A prata significa a pureza na fidelidade ao conceito de verdade procurada na riqueza dos testemunhos encontrados.
O verde representa a orla verdejante feita de frondosos arvoredos, sendo o esmalte da abundância, da esperança e da fé num desenvolvimento constante.
O negro representa a terra fértil e significa a constância na adversidade num combate, tantas vezes, árduo e penoso.
A púrpura significa o respeito pelos outros e o dever consciente de cumprir sempre manifestado pelas suas gentes.
À beleza natural da paisagem verde (mais de um terço do território) juntam-se modernos e belos edifícios, num crescimento harmonioso da Freguesia que muitos escolhem para viver.
Não existe muita história sobre esta bela Freguesia e sobre o local onde as Caches estão colocadas, por isso fica o desafio, ao loggar as caches, sempre que virem um Baguimense, metam conversa, eles que contem as histórias e posteriormente partilhem-nas connosco
O percurso:
Este percurso é de cerca de 5 Km´s, de dificuldade fácil, acessível a pé ou de bicicleta, é um percurso circular, mas para isso devem começar na cache nº 1, contudo fica ao critério de cada um. A serra onde as caches estão, tem várias entradas junto das várias vias que passam em Baguim do Monte.
Devem preservar todos os conteiners, sempre que possível fazer C.I.T.O durante todo o percurso e manusear sempre com cuidado as caches para que as mesmas tenham uma longa vida.
Algumas caches têm números que darão a solução para a cache bónus final.