GR50: Etapa 7 / Soajo - Lindoso
Entre Cidadelhe e Parada o percurso segue caminhos agrícolas, carreiros e trilhos florestais, atravessando essencialmente zonas de pastagem, matos e pequenos bosquetes de folhosas, bem como algumas corgas e linhas de água.
Já perto de Parada, iremos atravessar o rio da Ponte, onde se encontra o Poço da Gola (lagoa natural), surgindo novamente os campos agrícolas, em socalcos. A entrada no lugar faz-se pela Eira do Tapado, onde se reúne um conjunto de vinte e um espigueiros datados dos séculos XVIII e XIX, semelhantes aos espigueiros que encontraremos mais à frente no lugar do Castelo, em Lindoso.
PR - Trilho do Penedo do Encanto
Pequeno percurso de âmbito histórico-cultural desenrolando-se na sua totalidade no lugar de Parada. Aqui podemos observar percorrendo os caminhos medievais, as típicas casas que ainda mantêm a rústica traça alto-minhota e um conservado núcleo de espigueiros centenários de grande valor patrimonial. Seguindo as marcações amarelas e vermelhas que se destacam na paisagem, rica em espécies folhosas como o carvalho e o sobreiro, tendo destaque também alguns azevinhos, somos propositadamente lançados para as imediações do lugar de Parada. Já no interior da floresta e rodeado por muros de pedra solta, dirigimo-nos a um conjunto de gravuras rupestres da Idade do Bronze, trabalhadas em oito rochas, das quais se destaca a mais importante, apelida de de Penedo do Encanto. Depois da visita a este monumento seguimos caminho e após cerca de um quilómetro encontramo-nos novamente na aldeia de Parada. Este percurso caracteriza-se pelos declives muito pouco acentuados e as cotas rondam os 500 metros de altitude, ao longo do percurso são frequentes os regatos e uma forte componente de humanização da paisagem.
Tipo de Percurso: PR Histórico-Cultural; Distância: 4 km; Grau de dificuldade: Muito Fácil.
|