Earthcache A Porca de Murça
Envolta em lendas populares e não se sabendo ao certo a sua proveniência ou propósito, a Porca de Murça é símbolo inequívoco da vila, dando até nome a conhecidos vinhos da região. Trata-se de uma escultura zoomórfica em pedra da época proto-histórica e pensa-se que será uma estátua votiva a animais sagrados. É possível, contudo, que esta escultura tenha sido encontrada no castro do Cadaval, situado no alto da encosta em frente à povoação de Murça.
Para registar o foud desta earthcache só tens de te dirigir ao local e responder ás seguintes questões para o EMAIL: KIKOSLILY1803@GMAIL.COM
1: Com apoio da a imagem na listing, diz qual o tipo de rocha desta escultura e se é metamórfica ou preexistente?
2: Qual o comprimento aproximadamente da porca?
3: É possivel observar alguma cavidade na porca?
3.1: De que lado do animal se encontra essa cavidade e para que ponto cardeal está orientado?
3.2: Qual o comprimento da cavidade?
4: Qual a cor/tonalidade do animal?
5: (Obrigatório) No waypoint assinalado encontra se na calçada o brasão do município de Murça. Tira uma foto com algo que identifique o teu nick onde apareça o brasão. Se quiseres também poderás optar por uma selfie.
-Respostas para: KIKOSLILY1803@GMAIL.COM
(Qualquer imagem que revele respostas desta earthcache será apagada)
|
OS ALVÉOLOS GRANÍTICOS
As bacias de meteorização química de escala média, ou “alvéolos graníticos” quando entendidos no sentido que Alain Godard lhe conferiu, constituem-se como um dos elementos fundamentais na interpretação da morfologia granítica portuguesa. Em termos morfológicos, assumem-se como bacias arredondadas, relativamente circunscritas, revestidas por um manto de alteração com espessura variável e com uma dimensão que vai desde as centenas de metros até à dimensão quilométrica. A alveolização é o resultado de um compromisso morfogenético entre fases de alteração química em clima tropical húmido e fases de ablação em clima subtropical seco, encontrando-se a sua génese associada a fatores morfoestruturais, enquanto a sua diferenciação se deve, no essencial, a fatores morfoclimáticos. O objetivo fulcral do trabalho passa pelo demonstrar que, em condições de base estrutural idênticas, se observa uma diferenciação morfológica entre as formas alveolares dos setores do litoral e do interior do Portugal Central, e que assumida como resultante da efi cácia dos processos morfogenéticos (meteorização química) no quadro das diferenças observadas em torno das condições climáticas entre os dois setores. Em termos metodológicos, ao longo das duas décadas em que os distintos trabalhos foram desenvolvidos, foi o trabalho de campo e a fotointerpretação que estiveram na base da elaboração de cartografi a geomorfológica de pormenor, associando-se análises químicas e de porosidades, ou lâminas delgadas, entre muitas outras técnicas laboratoriais, a que os diferentes autores recorreram. A existência de vários tipos de alvéolos – elementares, complexos, corredores de erosão e mistos – mostra que muitos outros fatores têm de ser tomados em consideração na compreensão do processo de alveolização.
Alveólos graniticos
TIPOS DE ROCHAS
Calcário:
O calcário (carbonato de cálcio é um tipo de rocha sedimentar carbonática que é a principal fonte do material cal. É composto principalmente pelos minerais calcita e aragonita, que são diferentes formas cristalinas de CaCO3.
O calcário forma se quando esses minerais precipitam da água contendo cálcio dissolvido. Isso pode ocorrer por meio de processos biológicos e não biológicos, embora processos biológicos, como o acúmulo de corais e conchas no mar, tenham sido mais importantes nos últimos 540 milhões de anos. O calcário geralmente contém fósseis que fornecem aos cientistas informações sobre ambientes antigos e sobre a evolução da vida.
Arenito:
Arenito ou grés é uma rocha sedimentar que resulta da compactação e litificação de um material granular da dimensão das areias. O arenito é composto normalmente por quartzo, mas pode ter quantidades apreciáveis de feldspatos, micas e/ou impurezas. É a presença e tipo de impurezas que determina a coloração dos arenitos; por exemplo, grandes quantidades de óxidos de ferro, fazem esta rocha vermelha. O arenito é usado em diversas construções civis.
O arenito é depositado em ambiente continental, nos rios e lagos, ou em ambiente marinho, em praias, deltas ou nas sequências turbidíticas do talude continental.
Argilito:
Os argilitos são rochas sedimentares lutáceas (granulação de argila, menor que 0,004 mm) maciças e compactas, sendo compostas por argilas litificadas, isto é, argilas compactadas e exibindo orientação dos Minerais foliados.
São rochas sedimentares, de granulação finíssima, poucos mícrons e por isso untuosa ao tato. É uma das rochas sedimentares mais abundantes, o que lhe dá grande importância geológica
Granito:
O granito é um tipo comum de rocha magmática, intrusiva ou plutónica de textura (cristais) fina não metamórfica, média ou grosseira, composta essencialmente pelos minerais: quartzo, mica e feldspato, tendo como minerais acessórios mica (normalmente presente), horneblenda, zircão e outros minerais. É normalmente encontrado nas placas continentais da crosta terrestre.
O granito é quase sempre compacto (sem estruturas internas), duro e resistente, sendo por essas qualidades usado como pedra para a construção civil e outros tantos trabalhos como por exemplo, esculturas e monumentos.
Mármore:
Mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão de baixa a moderada. Por este motivo as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e onde houve atividade vulcânica. O mármore é uma rocha explorada para uso em construção civil e jazigos
Quartzito:
O quartzito é uma rocha metamórfica cujo componente principal é o quartzo (mais de 75% como ordem de grandeza). Outros constituintes são moscovita, biotita, sericita, turmalina, dumortierita.
Um quartzito pode ter como, protólito arenitos quartzosos porém (origem mais comum), tufos e riolitos silicosos e chert silicoso. Bolsões ou veios de quartzo, normalmente os produtos de segregação metamórfica, são muitas vezes retrabalhados por cataclase e metamorfismo dando origem a quartzitos semelhantes aos de origem sedimentar.
Xisto:
Xisto é o nome genérico de vários tipos de rochas metamórficas facilmente identificáveis por serem fortemente laminadas. Em linguagem popular, em Portugal é também conhecida por "lousa"
A argila metamorfizada, devido ao aumento de pressão e temperatura (metamorfismo), torna-se primeiro um xisto argiloso (folhelho), e em seguida, ao continuar o metamorfismo, passa a ardósia, que depois vira filito e finalmente passa a xisto. Ou seja, a sequência de formação é: argila - folhelho (xisto argiloso) - ardósia - xisto - gnaisse.
Gnaisse:
Gnaisse é uma rocha de origem metamórfica, resultante da deformação de sedimentos arcósicos ou de granitos. Sua composição é de diversos minerais, mais de 20% de feldspato potássico, plagioclásio, e ainda quartzo e biotita, sendo por isso considerada essencialmente quartzofeldspática.
Sua granulação situa-se frequentemente entre média e grossa; a estrutura é muito variável, desde maciça, granitoide e com foliação (dada pelo achatamento dos grãos) até bandada, com bandas geralmente milimétricas a centimétricas alternadas com outras mais máficas, derivadas de processos de segregação metamórfica que culminam em rochas magmáticas.
Obrigado pela visita!
🇬🇧ENG:
The Pork of Murça
Shrouded in popular legends and its origin or purpose is not known for sure, Porca de Murça is an unequivocal symbol of the village, even giving its name to well-known wines in the region. It is a zoomorphic stone sculpture from the protohistoric period and is thought to be a votive statue of sacred animals. It is possible, however, that this sculpture was found in the fort of Cadaval, located at the top of the slope in front of the village of Murça.
To register the foud of this earthcache you just have to go to the place and answer the following questions to the EMAIL: KIKOSLILY1803@GMAIL.COM
1: With the support of the image in the listing, do you say what type of rock is in this sculpture and if it is metamorphic or pre-existing?
2: What is the approximate length of the animal?
3: Is it possible to observe any cavity in the nut?
3.1: On which side of the animal is this cavity and to what cardinal point is it oriented?
3.2: How long is the cavity?
4: What color/shade is the animal?
5: (Mandatory) At the marked waypoint, the coat of arms of the municipality of Murça can be found on the sidewalk. Take a picture with something that identifies your nick where the coat of arms appears. If you want, you can also opt for a selfie.
-Replies to: KIKOSLILY1803@GMAIL.COM
(Any image revealing responses from this earthcache will be deleted)
|
THE GRANITE ALVEOLI
Medium-scale chemical weathering basins, or “granitic alveoli” when understood in the sense that Alain Godard conferred on them, constitute one of the fundamental elements in the interpretation of Portuguese granitic morphology. In morphological terms, they are assumed to be rounded basins, relatively circumscribed, covered by a mantle of alteration with variable thickness and with a dimension ranging from hundreds of meters to kilometers. Alveolation is the result of a morphogenetic compromise between phases of chemical alteration in a humid tropical climate and phases of ablation in a dry subtropical climate, its genesis being associated with morphostructural factors, while its differentiation is due, not essentially, to factors morphoclimatic. The main objective of the work goes on to demonstrate that, under independent structural base conditions, a morphological differentiation is observed between the alveolar forms of the coastal and inland sectors of Central Portugal, and that assumed as a consequence of the effectiveness of the morphogenetic processes (chemical weathering ) within the framework of differences observed around climatic conditions between the two sectors. In methodological terms, over the two decades in which the different works were carried out, it was field work and photo-interpretation that remained at the base of the elaboration of detailed geomorphological cartography, associating chemical analyzes and porosity, or thin sections , among many other laboratory techniques, which different authors have continued. The existence of various types of alveoli – elementary, complex, boarding corridors and mixed – shows that many other factors have to be taken into account in understanding the alveolation process.
TYPES OF ROCKS
Limestone:
Limestone (calcium carbonate is a type of carbonate sedimentary rock that is the main source of lime material. It is mainly composed of calcite and aragonite minerals, which are different crystalline forms of CaCO3.
Limestone forms when these minerals precipitate from water containing dissolved calcium. This can occur through biological and non-biological processes, although biological processes, such as the accumulation of corals and shells in the sea, have been more important in the last 540 million years. Limestone usually contains fossils that provide scientists with information about ancient environments and the evolution of life.
Sandstone:
Sandstone or stoneware is a sedimentary rock that results from the compaction and lithification of a granular material the size of sand. Sandstone is normally composed of quartz, but may have appreciable amounts of feldspars, micas and/or impurities. It is the presence and type of impurities that determine the color of sandstones; for example, large amounts of iron oxides make this rock red. Sandstone is used in various civil constructions.
Sandstone is deposited in the continental environment, in rivers and lakes, or in the marine environment, on beaches, deltas or in the turbiditic sequences of the continental slope.
Claystone:
Claystones are massive and compact sedimentary rocks (clay granulation, less than 0.004 mm), composed of lithified clays, that is, compacted clays and exhibiting orientation of foliated minerals.
They are sedimentary rocks, of very fine grain, few microns and therefore unctuous to the touch. It is one of the most abundant sedimentary rocks, which gives it great geological importance.
Granite:
Granite is a common type of magmatic, intrusive or plutonic rock with a fine non-metamorphic, medium or coarse texture (crystals), composed essentially of minerals: quartz, mica and feldspar, with mica as accessory minerals (usually present), hornblende, zircon and other minerals. It is normally found on the continental plates of the Earth's crust.
Granite is almost always compact (without internal structures), hard and resistant, which is why it is used as a stone for civil construction and many other works, such as sculptures and monuments.
Marble:
Marble is a metamorphic rock originated from limestone exposed to high temperatures and low to moderate pressure. For this reason, the largest marble deposits are found in regions of limestone matrix rock and where there has been volcanic activity. Marble is a rock explored for use in civil construction and vaults
Quartzite:
Quartzite is a metamorphic rock whose main component is quartz (more than 75% as an order of magnitude). Other constituents are muscovite, biotite, sericite, tourmaline, dumortierite.
A quartzite may have, however, protolith quartz sandstones (the most common origin), siliceous tuffs and rhyolites and siliceous chert. Pockets or veins of quartz, normally the products of metamorphic segregation, are often reworked by cataclasis and metamorphism, giving rise to quartzites similar to those of sedimentary origin.
Schist:
Shale is the generic name for several types of easily identifiable metamorphic rocks because they are highly laminated. In popular language, in Portugal it is also known as "slate"
The metamorphosed clay, due to the increase in pressure and temperature (metamorphism), first becomes a clay shale (shale), and then, as the metamorphism continues, it becomes slate, which then becomes a phyllite and finally becomes shale. That is, the formation sequence is: clay - shale (clay shale) - slate - shale - gneiss.
Gneiss:
Gneiss is a rock of metamorphic origin, resulting from the deformation of arkose sediments or granites. Its composition is made up of several minerals, more than 20% of potassium feldspar, plagioclase, and also quartz and biotite, which is why it is considered essentially quartzfeldspar.
Its grain is often between medium and coarse; the structure is very variable, from massive, granitoid and with foliation (given by the flattening of the grains) to banded, with generally millimeter to centimeter bands alternating with more mafic ones, derived from metamorphic segregation processes that culminate in magmatic rocks.
🇪🇸ESP:
El Cerdo de Murça
Envuelta en leyendas populares y sin que se sepa con certeza su origen o finalidad, la Porca de Murça es un símbolo inequívoco de la localidad, dando nombre incluso a conocidos vinos de la comarca. Es una escultura de piedra zoomorfa de tiempos protohistóricos y se cree que es una estatua votiva de animales sagrados. Es posible, sin embargo, que esta escultura se encontrara en el castro de Cadaval, situado en lo alto de la ladera frente al pueblo de Murça.
Para registrar el foud de este earthcache solo tienes que ir al lugar y contestar las siguientes preguntas al EMAIL: KIKOSLILY1803@GMAIL.COM
1: Con la ayuda de la imagen en el listado, dice que tipo de roca hay en esta escultura y si es metamórfica o preexistente?
2: ¿Cuál es la longitud aproximada del animal?
3: ¿Es posible observar alguna cavidad en el animal?
3.1: ¿De qué lado del animal se encuentra esta cavidad y a qué punto cardinal está orientada?
3.2: ¿Cuánto mide la cavidad?
4: ¿De qué color/tono es el animal?
5: (Obligatorio) En el waypoint marcado se encuentra en la acera el escudo del municipio de Murça. Tómate una foto con algo que identifique tu nick donde aparece el escudo. Si quieres, también puedes optar por un selfie.
-Respuestas a: KIKOSLILY1803@GMAIL.COM
(Cualquier imagen que revele respuestas de este Earthcache será eliminada)
|
Fontes:
https://www.cm-murca.pt/
https://www.infoescola.com/geografia/tipos-de-rochas-e-minerais/