Pego do Inferno | Lapa Grande

Neste local dá-se o fecho da Dobra da Albarda, materializado no Pego do Inferno.
O Pego do Inferno é uma dobra em sinclinal onde se instalou um ribeiro que corre no centro da dobra e que forma uma queda de água na zona da Lapa Grande. Dada a diferente resistência das rochas constituintes da dobra, os agentes erosivos, como a água, vão provocando um desgaste diferencial dos níveis metasedimentares. A maior dureza dos quartzitos, faz com que estes não se deixem desgastar pelo curso do ribeiro que corre paralelamente às camadas.

Após a época das chuvas podemos estar abrigados na gruta vizualizando a paisagem através de uma fantástica cortina de água.
Aproveitem e sigam caminho até às Portas de Almourão, um dos geomonumentos do Geopark Naturtejo - Geoparque Mundial da UNESCO... mas antes subam mais um pouco e apreciem a vista da Lapa Pequena!
A cache
Para chegar à cache poderá sair de Sobral Fernando e seguir pelo caminho do PR6 (PNV) em direção a Carregais. Depois terá de seguir pelo trilho indicado pelos Waypoints. O início é no Waypoint T0, onde está uma placa com a menção “Grutas da Lapa”. O trilho está visível, contém algumas pedras soltas pelo que deverá ter cuidado especialmente nas descidas. Não é aconselhável fazer a cache sozinho, pois no local a rede móvel é muito fraca ou inexistente, nem de noite. Leve água para hidratação especialmente nos dias quentes, pois não existe perto nenhum ponto de água.
A cache é de tamanho pequeno e o conteúdo inicial é:
-Logbook
-Lápis
-Crachá Geopark Naturtejo
-Fóssil “dente de tubarão”
Deixe tudo como encontrou ou melhor ainda!
Desfrute do local e partilhe algumas fotografias.