História
Sendo este um templo religioso costeiro, e à semelhança de muitos outros da região, o único documento capaz de indicar uma data próxima da sua edificação é baseado nas Inquirições Paroquiais.
Sendo assim, decorria o século X quando os documentos referenciavam a localidade de Vila Praia de Âncora, na época sob a designação de Gontinhães. Nas listas das igrejas pertencentes ao Bispado de Tuy, elaborada nas Inquirições do Monarca D. Afonso III em 1258, já constava nas respetivas listas a Igreja de Guntianes. No entanto, a data de 1258 pode apenas ser uma informação mas o templo pode ser mais antigo.
Descrição
Dedicada a Santa Marinha, esta igreja desenvolve-se na longitudinal, com uma planta retangular formada por nave e capela-mor, com esta mais pequena.
Uma fachada principal formada por três panos, dois laterais, com dois rasgos de janelas em moldura reta, e o pano central com o portal em verga reta contornado por uma moldura e encimado por um frontão em aletas ladeado por dois pináculos. Segue-se uma janela ovalada.
A fachada termina com um frontão triangular, ao cimo por uma cruz latina e ladeada por dois pináculos.
À esquerda desta, a torre sineira quadrada de quatro sinos.
Nas fachadas laterais há três anexos retangulares ligados à nave e capela-mor. Faz parte destes anexos uma capela de cada lado.
A Cache
Pequeno container que contem logbook tem que trazer caneta. Por favor seja discreto e coloque tudo no sitio. Não tire fotos a cache nem ao sitio.