Depois de almoçarem, Mr. Fogg, Mrs. Aouda e os seus companheiros retomaram os seus lugares na carruagem e confortavelmente sentados contemplaram a paisagem que passava diante dos seus olhos. Por vezes via-se uma grande manada de búfalos amontoando-se e já se viu milhares destes animais desfilarem durante horas, em filas compactas, atravessando a via férrea e forçando a locomotiva a parar e esperar que a via fique novamente livre.
Foi exactamente o que aconteceu nesta ocasião. Pelas três horas da tarde, uma manada de dez a doze mil cabeças barrou a linha. A máquina, depois de ter afrouxado tentou meter o seu esporão no flanco da imensa coluna mas teve de parar diante da impenetrável massa.
Os viajantes, dispersos pelos corredores, contemplavam este curioso espetáculo. Mas o que devia estar mais apressado, Phileas Fogg, ficara no seu lugar e esperava filosoficamente que aprouvesse aos búfalos dar-lhe passagem. Passepartout estava furioso com a demora causada por esta aglomeração de animais e desejava descarregar contra eles o seu arsenal de revólveres.
- Que país! exclamou. Simples bois que param os comboios, e que lá se vão, procissionalmente, sem se preocuparem com o facto de embaraçarem a circulação. Meu Deus! Gostaria de saber se Mr. Fogg previu este contratempo no seu programa! E o maquinista que não se atreve a lançar a sua máquina através desta manada.
O maquinista não tinha tentado ultrapassar o obstáculo e agira com prudência. Teria esmagado os primeiros búfalos atacados pelo esporão da locomotiva mas, por muito potente que fosse, a máquina teria sido logo detida e dar-se-ia inevitavelmente um descarrilamento e o comboio teria ficado em pedaços.
O melhor era mesmo esperar pacientemente e tentar em seguida recuperar o tempo perdido com uma aceleração da marcha do comboio. O desfile dos búfalos durou três longas horas e a via só ficou livre quando a noite já caía. Neste momento as últimas filas da manada atravessavam as linhas enquanto as primeiras já desapareciam no horizonte ao sul.
Eram então oito horas, quando o comboio franqueou os desfiladeiros dos Humboldt Ranges e nove e meia quando penetrou no território do Utah, a região do grande lago Salgado, o curioso território dos Mórmons.