Parque Salgueiro Maia
O Parque Salgueiro Maia, inaugurado em 1994, é um dos espaços mais icónicos da Freguesia. Este espaço estende-se por uma área de 15 000 m2 e inclui alamedas com diversos bancos de jardim, espaços relvados e inúmeras espécies arbóreas espontâneas, sobreiros, carvalhos e vegetação nativa, assim como alfarrobeiras, olaias e freixos.
Este parque é constituído ainda por parque infantil, polidesportivo, espaço de minigolfe, anfiteatro ao ar-livre com capacidade para 380 lugares sentados e um espaço dotado de mesas para jogos de cartas e convívio. É possível também encontrar cinco esculturas.
É no Parque Salgueiro Maia que decorrem alguns dos eventos da Junta de Freguesia.
Parque Inclusivo
Podemos encontrar neste parque o 1º parque inclusivo no concelho de Sintra. Um espaço para ser utilizado por crianças, jovens e todos os que sofram de alguma deficiência sensorial, cognitiva, física, comunicacional e social.
Todos os acessos são feitos através de um percurso com pavimento in situ e sem degraus, para permitir a circulação de pessoas com mobilidade reduzida ou com dificuldade em caminhar. Além disto, os pavimentos apresentam cores estimulantes, estando o símbolo ColorAdd (sistema de identificação de cores para daltónicos) introduzido em marcação termoplástico.
Este espaço é composto por três áreas que têm equipamentos de estímulos diferentes:
Estímulos Sensorial e Cognitivo, como a audição, o tato e o social (presentes nos equipamentos Congas Fundação; Maya Candeza Fundação; Loudspeakers inclusivo playdale; Jogo do Galo e Painel espelho ondulado playdale);
Estímulos Físico e Social (presentes nos equipamentos Torre de atividades inclusiva Indie Plus; Baloiço inclusivo e Mola inclusiva STP);
Estímulos Físico e Social rotativos (presente no equipamento Carrossel inclusivo playdale).
Horário:
Verão: de 2ª a domingo - 9h30 - 20h00
Inverno: de 2ª a domingo - 9h30 - 18h00
Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão
Este projeto foi criado em 2008, surgindo para complementar a resposta social, educativa e cultural à população sénior da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão.
A Universidade Sénior, com o seu leque diversificado de disciplinas, as suas dezenas de professores e os mais de 350 alunos, pretende combater o isolamento da população sénior, estimulando as suas capacidades cognitivas e físicas, num ambiente saudável de convívio e partilha social. Para além das disciplinas lecionadas, as várias atividades e eventos que ocorreram ao longo de todo o ano letivo, proporcionaram a todos os intervenientes, um ano rico em conhecimento e partilha.
in: https://www.uf-massamamabraao.pt
Cache
A cache encontra-se fora do recinto do parque.