Amarante, Portugal
Trilho das Azenhas – Tributo ao Desporto
O Trilho das Azenhas é um percurso linear, tem um grau de dificuldade baixo e desenvolve-se por sete quilómetros, ao longo da margem direita do Rio Tâmega, com início na cidade de Amarante, mais propriamente na “Praia das Azenhas” e terminus na freguesia de Vila Caíz, nas proximidades do lugar de Passinhos.
A área envolvente da Praia das Azenhas foi objeto de recuperação e arranjo urbanístico e as ruínas das Azenhas dos Morleiros foram preservadas e requalificadas, dignificando-se um espaço que é dos mais simbólicos da identidade e imaginário dos amarantinos.
Percorrer o trilho das Azenhas pode ser, por isso – para além da atividade física subjacente –, um processo de aprendizagem e descoberta. Consultar os placards informativos é ficar a saber das espécies animais e vegetais com que se pode contactar ao longo dos percursos.
O trilho oferece excelentes zonas para a observação de aves. Das nativas, e que “habitam” o rio ao longo de todo o ano (patos, garça real, corvo-marinho, guarda-rios…), mas também daquelas que estão em trânsito, ora para o Norte da Europa, ora para Africa, e que em Amarante páram para descansar ou nidificar. A altura ideal para se fazer birdwatching é no inverno e na primavera, quando tem lugar a nidificação e as aves estão mais ativas.
Fonte: https://amarantetourism.com/
Os seus 7 km permitem ao utilizador desfrutar da vista sobre o rio, seja a pé, (a correr ou caminhar) ou até mesmo de bicicleta.
Em Amarante, muita da nossa oferta turística está centrada na Natureza. Quem nos visita pode desfrutar de rios e serras que convidam a usos diversos, seja em atividades desportivas ou de aventura, de lazer ou de simples descoberta e contemplação.
|