Capela de S. Roque
Em 1737, o ermitão Francisco João manda construir uma capela dedicada a São Roque, no local onde existiu uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Ajuda, e cujo retábulo foi preservado transitando para a sacristia da actual Capela de São Roque. Nas Memórias Paroquiais de 1758 é referida uma ermida de São Roque que se situava junto da estrada pública que vai da “cidade do Porto para Tras os Montes, e he de bastante grandeza, cujo sancto he o principal Orago deita, e tem mais as Imagens de Nossa Senhora de Ajuda, de Sancto António de Pãdua; de Santa Rita; e de Sam Francisco de Assis (...)”.
Em 1876 foi instituída a Confraria de Santo António, que ficou responsável pelo culto e pelas festividades do seu santo patrono, mas que seria extinta em 1910.
Posteriormente foi instituída a Irmandade de Santo António da Capela de São Roque da Lameira, a quem, em 1915, a Junta da Freguesia entrega os bens da Capela, entretanto arrolados. Desse arrolamento constavam diversas alfaias litúrgicas, e as imagens de Santo António, da Nossa Senhora da Ajuda, São Francisco e Santa Rita. Ao longo do século XX, a Capela foi sendo remodelada.