No dia 17 de Janeiro de 2014, morreu Hiroo Onoda, um dos últimos holdout's da 2ª guerra mundial.

Na giria militar, holdout é o termo usado para designar os militares japoneses (poucos) que, sem saberem que o Japão tinha capitulado, continuaram a lutar depois do fim da IIª guerra mundial. Estes soldados também são conhecidos como 'os loucos do Imperador Hirohito'.
Hiroo Onoda é o mais famoso holdout da história, mas não o último a 'render-se'.
Basicamente a história do Tenente Onada é a seguinte.
Aos 22 anos, em 1944, Onoda é enviado para a ilha de Lubang, nas Filipinas.

A sua missão era lutar por Lubang. A ilha não deveria ser tomada pelos Americanos. Caso a resistência japonesa fosse quebrada, Onada deveria refugiar-se na selva e não se render nem cometer suícidio.
O japonês cumpriu tão bem a sua missão que esteve 29 anos na selva a lutar pelo Império que já tinha caído.Do exército que defendia Lubang, após a invasão Americana e a perseguição dos soldados japoneses só o Tenente e mais 3 elementos conseguiram escapar.Após alguns anos de guerrilha um dos elementos 'desertou'. Os outros 2 companheiros foram mortos nos vários confrontos com os habitantes e o exército filipino.
Onada sobreviveu do que a selva dava e do que conseguia roubar dos habitantes da ilha, que fingiam ignorar os roubos.Foram feitas várias tentativas para convencer Onada que a guerra tinha terminado mas ele nunca acreditou... Pensou que o estavam a tentar enganar.Onada só aceitou terminar a sua missão quando o seu antigo major (o responsável pelas ordens que lhe foram dadas), lhe ordenou que se rendesse.

Em 1974 rendeu-se oficialmente às autoridades filipinas e recebeu o perdão (por crimes cometidos ao longo dos 29 anos) do Presidente Ferdinand Marcos.
|