Nas recuperadas cavalariças do Páteo da Nora, é possível observar os cuidados que os tratadores têm com os cavalos Lusitanos da Coudelaria de Alter Real e acompanhar, no picadeiro exterior, os exercícios de aquecimento e de desenvoltura feitos pelos cavaleiros. Respeitando o ritmo, a saúde e as necessidades físicas de cada cavalo, asseguram a sua instrução adequada para o elevado nível das Galas e Espetáculos da EPAE.
O percurso no Páteo da Nora integra a visita à sala interpretativa – que inclui elementos históricos da Escola, uma cronologia dos eventos, equipamentos de equitação, um vídeo sobre a EPAE e uma experiência de realidade virtual (atualmente indisponível por razões de saúde pública) –, bem como à oficina de ferração e à nova sala de arreios.
Visitar o Picadeiro Henrique Calado é uma oportunidade de viajar na História nacional e de conhecer melhor a beleza dos cavalos Lusitanos da Coudelaria de Alter, utilizados nesta arte desde o século XVIII.
O espaço que agora acolhe as Galas da Escola Portuguesa de Arte Equestre foi totalmente remodelado pela Parques de Sintra e dotado de novas valências, nomeadamente ao nível das áreas técnicas. Contando com uma lotação de 285 lugares, permite a observação de espetáculos e de treinos e dispõe de cafetaria e de loja.
A entrada principal de público, diretamente a partir da Calçada da Ajuda, permite o acesso a pessoas com mobilidade reduzida a todos os serviços disponíveis.
Escola Portuguesa de Arte Equestre
Horários
Manhãs da Arte Equestre (segunda a sexta-feira)
10H00 - 13H00