Senhora das Neves
A Ermida de Nossa Senhora das Neves é um monumento religioso e um sítio arqueológico na freguesia de Colos, no Município de OdemiraA Ermida de Nossa Senhora das Neves é um monumento religioso e um sítio arqueológico na freguesia de Colos, no Município de Odemira.
Na elevação onde se situa a capela foram encontrados os vestígios de um possível povoado fortificado, que foi habitado na Idade Média. Na vertente a Nordeste daquela elevação, foi descoberto um pano de muralha com cerca de 70 em linha recta, 2 m de alçado e largura superior a um metro, construído em xisto e barro, utilizando um aparelho conhecido como espinha de peixe (en). Não possuía quaisquer torres ou bastiões. Num local intramuros a oriente da capela, foram encontrados alguns muros que determinavam pátios fechados e habitações de planta subrectangular, de cantos arredondados. Não foram descobertas quaisquer construções defensivas nos lados Sul e ocidental da elevação, onde o penhasco oferecia condições naturais de defesa. Calcula-se que a fortificação tinha uma planta de forma subtrapezoidal, com uma área que estava cercada ou tinha defesas naturais com cerca de 2500 m⊃2;. Parte dos vestígios arqueológicos foram destruídos ou danificados durante a realização de obras na envolvente da capela na década de 1980: um lanço com cerca de 20 m da muralha foi demolido durante trabalhos na estrada, e durante obras de destruição ou entulhamento de um patamar a Norte do templo, terão sido eliminadas várias sepulturas escavadas na rocha. Durante estes trabalhos foi identificado um possível silo, junto à berma da estrada, na área fora da muralha.
A capela foi provavelmente construída no século XVI, embora a dedicação a Nossa Senhora das Neves tenha sido feita muito posteriormente, talvez nos finais do século XVIII, sendo anteriormente dedicada a Nossa Senhora do Castelo. Em 1961 foi executado o painel de azulejos no altar, e nos anos 80 foram feitas obras na área envolvente e na estrada de acesso. O local foi alvo de trabalhos arqueológicos em 1995 e 1998.
>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<
As vezes o caminho errado, leva-te ao sítio certo!
Espero que gostes do desafio e aprecies a beleza natural deste local.
Porque, o importante é a jornada, o desafio e desfrutar do ar livre.
Levem material de escrita!
Boa Cachada!