O Palácio Nacional de Queluz, também designado por Palácio de Queluz e Palácio Real de Queluz, é um palácio do século XVIII localizado em Queluz, Sintra.

Um dos últimos grandes edifícios do estilo rococó a serem projetados na Europa, o palácio foi concebido como um retiro de verão para D. Pedro de Bragança, que mais tarde tornar-se-ia marido e então rei consorte da sua própria sobrinha, a rainha Maria I. Serviu como um discreto local de encarceramento para a rainha D. Maria, pois a sua descida à loucura continuou nos anos seguintes à morte de D. Pedro em 1786. Após a destruição pelo fogo da Real Barraca em 1794, o Palácio de Queluz tornou-se a residência oficial do príncipe regente João VI e da sua família, permanecendo assim até que a família real viajou para a colónia do Brasil em 1807 após a invasão francesa de Portugal.
As obras no palácio começaram em 1747 sob o comando do arquiteto português Mateus Vicente de Oliveira. Apesar de ser muito menor, o palácio é frequentemente referido como a Versalhes portuguesa.
O Palácio Nacional de Queluz está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

A CACHE
Para registar esta cache é necessário:
1. Estar em frente a um edifício do palácio (pousada, estátua da D. Maria I, dentro ou fora do palácio);
2. Tirar uma foto, com o geocacher e a identificação, com as seguintes inscrições (obrigatórias) :
#PALÁCIO DE QUELUZ
#[NICK DO GEOCACHER]
#[DATA]
(pode ocultar a cara do geocacher)
Registos que não correspondam ao solicitado não serão considerados válidos. Registos com datas anteriores ao da publicação da cache não serão aceites.
Não é necessário enviar qualquer indicação, basta efetuar o registo, mas quando não cumprirem os requisitos, o registo será eliminado sem aviso prévio.
Virtual Rewards 4.0 - 2024-2025
This Virtual Cache is part of a limited release of Virtuals created between January 17, 2024 and January 17, 2025. Only 4,000 cache owners were given the opportunity to hide a Virtual Cache. Learn more about Virtual Rewards 4.0 on the Geocaching Blog.