Os Tanque Comunitários
Os tanques comunitários, ou lavadouros comunitários, são locais simbólicos. Estes lugares de muita memória que hoje parecem estar irremediavelmente condenados ao abandono, deveriam ser tidos em conta, no seu cadastro e na promoção simbólica das muitas histórias ali ditas e que o silêncio hoje tenta contar.
Seja na “água fria, da ribeira, água fria que o sol aqueceu”, como imortalizou na sua cantiga a Beatriz Costa, seja nos tanques com torneira de abastecimento, aproveitando nascentes ou passagens de cursos de água, os lavadouros públicos, para além dos fins a que se destinavam, serviam de ponto de encontro das mulheres em momentos de convívio social, enquanto esfregavam lençóis e faziam o curioso exercício, de duplo significado, que era “lavar a roupa suja em público”. Aliás, este exercício ainda hoje é promovido, mas de outras formas.
Sobre a Cache:
Esta cache tem por objetivo levar-nos a recordar algo que fazia parte da vida de todas as famílias portuguesas (o lavar da roupa no taque da comunidade) e que hoje está esquecido.
A cache está nas coordenadas publicas e não é necessário entrar em propriedade privada ou danificar nada.
Aproveitem sempre que possível para fazer um pouco de CITO