O Curral de Toutas é o primeiro que encontramos, após uma exigente subida para vencer cerca de 450m de altitude, desde a albufeira.
Caso optem pelo percurso desde a barragem, há que ter em atenção o nível da água, pois parte do trilho junto à antiga aldeia de Vilarinho das Furnas fica submerso quando o nível da albufeira está perto da cota máxima.
E por este trilho, a duas centenas de metros da antiga aldeia, terão de atravessar o ribeiro. Aconselhamos que seja feita a travessia no local onde existe um pequeno arame, o qual vai facilitar a transposição das rochas para a outra margem.
A beleza das encostas desta zona da Serra Amarela culmina com o espelho de água da albufeira de Vilarinho das Furnas, bem vísivel no local desta cache.
Pelo percurso há bastante exposição solar, uma vez que encontramos quase sempre vegetação rasteira, entre as quais se destacam a urze, tojo, giesta, mato e carqueja.
Desfrutem do invulgar acesso ao PZ e da excelente paisagem que daí se avista, com destaque para o curral e a albufeira.