A Pedra Broa do Rio Ovelha |
Esta earthcache pretende mostrar uma particularidade geológica localizada perto de umas antigas ruínas onde o rio ovelha separa as freguesias da Lomba e Jazente, no Concelho de Amarante. |
Para registar o found desta earthcache só tens de te dirigir ao local e responder ás seguintes questões via centro de mensagens.
-1) Explica por palavras tuas como se origina este fenómeno.
2)- Qual o tamanho da rocha com essas caracteristicas (altura e largura)
3)- Qual a profundidade dos sulcos?
-(tarefa obrigatória) Uma foto tua, ou algo que te identifique como o teu nickname no local, sem revelar as respostas.
Respostas para: KIKOSLILY1803@GMAIL.COM
|
To register the found of this earthcache you just have to go to the location and answer the following questions for message.
-1) Explain in your own words how this phenomenon originates.
2)- What is the size of the rock (Height and Width)
3)- How deep is your grooves
- (mandatory task) A photo of you, or something that identifies you like your nickname at the location, without revealing the answers.
Replies to: KIKOSLILY1803@GMAIL.COM
|
Pedras Broas
As Pedras Boroas são o resultado da erosão diferencial que a rocha sofreu e que pôs em evidência a sua estrutura base. Este fenómeno dá origem à formação de uma rede de fissuras poligonais nas partes da rocha mais erodidas que, à vista desarmada, lembra a superfície de uma boroa, pelo que a rocha foi assim batizada. A erosão que origina este padrão resulta de climas agrestes com grandes amplitudes térmicas que se fazem sentir sobretudo em zonas de altitude.
As amplitudes térmicas, condições metereólogicas, composição das rochas e quem sabe, a inteligência destes seres que se dizem inertes, criaram-lhes uma curiosa textura que depressa “enganou” o povo, já que parecem côdeas de boroas, daquelas saborosas de milho, que desde tempos imemoriais saciou a sua fome.