Ribeira de Quarteira
A Ribeira de Quarteira integra a lista de Sítios de Importância Comunitária, área classificada como Rede Natura 2000. É um espaço com características singulares na região, reunindo um conjunto de valores naturais, culturais e históricos de reconhecida importância nacional e internacional de onde se destaca a presença de espécies florísticas endémicas, raras ou ameaçadas de extinção em território nacional.
Nasce da confluência das ribeiras de Alte e Algibre ao norte de Paderne e desagua em Quarteira, na marina de Vilamoura. Tem 28,7 quilómetros de comprimento.
Com mais de 300 espécies de flora identificadas destacam-se várias plantas restritas à região do Algarve como o tomilho-cabeçudo, espécie classificada como Quase Ameaçada classificada como Vulnerável . Realçam-se ainda as espécies Narcissus willkommii , globulária e Helianthemum cinereum subsp rotundifolium, cuja distribuição se restringe, atualmente, à Ribeira de Quarteira. É ainda comum encontrar esparto, uma planta importantíssima do ponto de vista etnobotânico regional, pois era usado para produzir esteiras e outros produtos. É uma espécie emblemática também porque em Portugal apenas ocorre no Barrocal Algarvio.
Este sítio integra ainda um pequeno troço ao longo da ribeira de Quarteira em excelente estado de conservação, convite a agradáveis passeios por entre tamargais , loendrais e freixiais), elementos que enriquecem a paisagem e servem de proteção e corredor ecológico a muitas espécies, nomeadamente às aves e.g. guarda-rios, papa-figos , felosinha-comum bem como a espécies de morcegos.
Nas encostas adjacentes, onde predominam os matos mediterrânicos, verifica-se a mudança da composição florística com carrascos, palmeira-anã, várias aromáticas (tomilho), que proporcionam abrigo e alimento a várias espécies de passeriformes e.g. toutinegras ou mamíferos como a raposa , geneta , ouriço-cacheiro .
Em tempos longínquos terá sido navegável até ao castelo de Paderne.
Nas suas margens encontram-se ainda, (muitas delas em ruinas) excelentes “obras de arte”, da época Árabe e Romana, noras, poços, pequenos aquedutos para transporte da água e moinhos.
>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<
Podes validar a solução do puzzle com
certitude
Sobre a cache:
A cache não se encontra nas coordenadas publicadas.
Para a solução encontrar a palavra mágica vai ter de desvendar!
O Container é pequeno, como tal, convém ir prevenido com material de escrita.
Boas cachadas, cuidado com os excessos e divirtam-se.