Adoção: o que é?
“A adoção é um procedimento legal que visa dar uma família à criança cujos pais biológicos não são capazes, não têm vontade e/ou estão legalmente inibidos do exercício da função parental”, resume Fernanda Salvaterra, psicóloga no Instituto de Apoio à Criança (IAC). Uma adoção bem-sucedida responde às “necessidades da criança, dando-lhe um lar e uma família para que se sinta em segurança”.
Esta é a prioridade: o interesse de uma crinça , em que “crescer num ambiente familiar, em clima de felicidade, amor e compreensão” é um direito fundamental. Mas, “no seu melhor, a adoção vai também ao encontro das necessidades da família adotiva que desejou uma criança, assim como da família na qual a criança nasceu, que, não podendo tomar conta dela, desejou para ela o seu melhor”, conclui a especialista.
Uma casa que acolhe bebés, crianças e adolescentes em situação de perigo. Integradas através de uma medida de promoção e proteção recebem apoio ao nível social, psicológico, acompanhamento de saúde e escolar.