é uma localidade que foi elevada a cidade a 3 de março de de 1770, sendo ainda sede de concelho com o mesmo nome.
Com a reforma adminitrativa de 2012-13 foram anexadas várias freguesias adjacentes (Novelas, Milhundos, Santa Marta, Marecos e Santiago de Subarrifana).
Conta com um centro histórico com estilos arquitetónicos diferentes, nos quais se pode evidenciar edifícios como a Igreja da Misericórdia (que tem um Museu de Arte Sacra), a Igreja Matriz, a Igreja do Carmo ou a Assembleia Penafidelense.
O Museu Municipal, que originalmente era um palacete oitocentista, foi inaugurado em 2009 e logo no ano seguinte foi considerado o melhor Museu Português pala Associação Portuguesa de Museologia.
A nível desportivo destaca-se o Futebol Clube de Penafiel, cuja equipa sénior masculina disputa atualmente a II Divisão portuguesa de futebol. O Estádio Municipal 25 de Abril é o estádio usado por esta equipa. Após vários anos de ausência o FC Penafiel voltou a criar equipa sénior feminina na época 2023/24, começando a disputar a III Divisão Nacional. Conta ainda com a Associação Desportiva de Penafiel, clube que reúne várias modalidades. Já o CBP 2014 tem vários escalões no Basquetebol e o Clube de Andebol de Penafiel (CAP) vários escalões no andebol.
A cidade conta com dois estabelecimentos de ensino superior: o ISCE Douro e a CESPU.
Algumas ilustres personalidades da cidade: Abel Ferreira, António Oliveira, António Ferreira Gomes, Fernanda Ribeiro, Joaquim de Araújo, Joaquim Santos e José Fonte.
O evento será no bar que está no Parque da Cidade de Penafiel e tem como objetivo conhecer o mesmo parque e o convívio entre geocachers.