O Jardim da Carreira situa-se pouco abaixo do Monte do Calvário com acesso pela rampa do Calvário. Trata-se de um frondoso jardim romântico com uma alameda central de cerca de 200 metros de comprimento. Foi finalizado em 1871, sendo presidente da Câmara Almeida Lucena, tendo sido dotado de gradeamentos, bancos e um vigilante.
Nele se situa uma taça ou pequeno lago, na parte central, o monumento a Camilo, inaugurado em 1926, um coreto e, ao fundo a velha fonte da Carreira, a qual já foi aqui referida.
O Jardim da Carreira possui ainda, na parte norte, uma enorme colecção de pedras de armas que, pouco a pouco, foram apeadas das casas nobres de Vila Real.
Em 1891 a remodelação do Jardim da Carreira foi entregue ao conceituado floricultor portuense Marques Loureiro.
E aqui se apresentam imagens antigas e recentes deste belo jardim que, embora sem as imponentes árvores de outrora, ainda faz as delícias das gentes vila-realenses nos seus passeios.
Quem nunca procurou o Jardim da Carreira para namorar, apanhar a fresca no Verão, estudar ou passear?
(Investigação e texto de António Conde - 19.04.2015)
Fonte: https://www.facebook.com/100064287355278/posts/1410805342269815/
Nota:
Este Jardim surgiu da necessidade de criar um espaço público de lazer, no século XVIII, e originalmente foi arborizado com espécies de árvores provenientes do Gerês. Era, então, criada a “Carreira Nova”.