Covas do Barroso é uma freguesia portuguesa do município de Boticas, com 29,58 km² de área e 191 habitantes (censo de 2021). A sua densidade populacional é 6,5 hab./km².
A freguesia de Covas do Barroso localiza-se na região de Barroso, em Trás-os-Montes, num vale entre a Serra da Sombra (a norte) e a Serra do Pinheiro (a sul).
Em termos de caracterização física, Covas do Barroso faz parte da Zona Alta ou Barroso, mais especificamente da sua sub-zona da Região Intermédia que caracteriza além de Covas do Barroso, a zona de Covelo do Gerês e vale do Tervo.
A altitude situa-se entre 400/500 m e 600/700 m. Possui dois cursos de água, o rio Covas e o seu afluente, o rio Couto. O rio Covas pertence à bacia hidrográfica do rio Tâmega, sendo um dos principais afluentes deste rio.
Vestígios arqueológicos atestam a fixação de população na zona de Covas de Barroso pelo menos desde a Idade do Ferro. Há nos seus limites e proximidades um conjunto significativo de castros que comprovam a sua importância e antiguidade (Castro de Lesenho, Castro do Poio e o Alto do Castro).
Covas Do Barroso foi a última freguesia do concelho de Boticas [Vila Real] a ter uma cache.