Cascata da Garra
Pequena cascata que pertençe a Freguesia de Covelo de Paivó.
Pouco ou nada se sabe desta Cascata. Talvez o nome venha de ... “Garra”, uma forma de relevo entrecortada por diversas linhas de água, mais ou menos profundas, que faz lembrar a separação dos dedos de uma garra de uma ave de rapina. Aliás, parece um alinhamento de dedos saídos da pedra.
Covêlo de Paivó
Covêlo de Paivó pertenceu ao extinto concelho de Sul até 1853, quando foi integrado em São Pedro do Sul. Em 1917 passou a integrar o Município de Arouca.
Na área da freguesia existem diversas minas de estanho e volfrâmio, tendo sido o lugar de Regoufe que ficou mais conhecido no período da II Grande Guerra devido à exploração do volfrâmio. Em Regoufe trabalhavam mais de 1000 pessoas oriundas de diversos lugares e concelhos, como Viseu e Valongo. Com o fim da guerra, a exploração das minas deixa de ter interesse para as Companhias e por isso foram abandonadas.
Lugar de destaque desta freguesia é a aldeia de Drave. Conhecida como “Aldeia Mágica”, é uma das aldeias mais características e bonitas do concelho. Fica situada a 1000 m de altitude, praticamente isolada dos lugares vizinhos.
Tanto de Drave ou Regoufe podes chegar a esta Cascata... Usufrui das paisagens !!