Skip to content

Contacto Litológico Trinta - BE28 EarthCache

Hidden : 10/10/2024
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 
 

Como validar o teu Found It!

 

1 - Que tipo de contacto Litológico temos presente no GZ?

2 - Descreve a sua textura e dureza e a altura do talude no GZ.

3 - O contacto existe na horizontal, vertical ou diagonal?.

Obrigatório:

4 - Com o fenómeno geológico de frente para ti, o miradouro a tua direita tens a aldeia Trinta a tua esquerda. Tira uma foto com a aldeia nas tuas costas contigo ou algo que te identifique no local!

 

Geossítio Litológico

 
Ao longo da história geológica do planeta, a ação dos processo erosivos e a própria tectónica levaram a que estas rochas, que anteriormente se encontravam no interior da terra, aflorem atualmente à superfície. A própria geodiversidade resulta também neste setor, fruto dos diferentes tipos de rocha, assim como de falhas e fraturas existentes.

Ao longo do percurso do Rio Mondego, é possível observar uma grande diversidade geológica, da qual se destacam dois tipos de rochas (litológicas) predominantes. Por uma lado metassedimentos (xistos e metagrauvaques) com 541Ma, identificáveis pelas suas cores acastanhadas e pelos variados dobramentos observáveis nos afloramentos.

O segundo tipo de rochas é o granito, com idades entre os 320 e 290 Ma, formados pelo arrefecimento de massas magmáticas a vários km de profundidade e diferenciáveis dos metassedimentos, por apresentarem tonalidades mais claras e uma textura onde se diferenciam os minerais.

O brusco contacto entre os granitos variscos e os metassedimentos neoprotezóicos observados neste local evidencia a presença de uma zona de falha, não se observando evidências de uma auréola de metamorfismo, como corneanas ou xistos mosqueados.

Isto mostra o processo que levou ao contacto entre estas litologias ocorreu posteriormente à sua génese, estando provavelmente relacionado com movimentos tectónicos mais recentes. Os indícios desta ação tectónica são por demais evidentes em outros locais deste afloramento, identificando-se outras falhas e fraturas no talude, nomeadamente uma caixa de falha preenchida com material esmagado por esta movimentação tectónica.

 

Tipos de Contacto Litológico:

 
1. Contactos deposicionais são aqueles onde uma rocha sedimentar é depositada em cima de outra mais antiga. Destes há duas variações: contacto abrupto ou gradual.

1.1 - Contacto Deposicional Abrupto

 

 

Contacto em discordância angular entre as formações xistosas do Paleozóico, dobradas, e os «Grés de Silves» triásicos, tabulares e sub-horizontais.

(Praia do Telheiro - Portugal)

 

 

 

Arenitos Cretácicos deposistados em cima de conglomerados.

(Montana, USA)

 

 

 

Calcários Cretácicos

(Pedra da Ursa - Portugal)

 

1.2 - Contacto Deposicional Gradual

 
2. Contacto intrusivo - onde uma rocha intrui outra mais antiga

 
3. Contacto por falha - rochas diferentes entram em contacto umas com as outras devido ao movimento das mesmas.
Falhas normais na Formação Cutler, Arches National Park, USA:

 

 

Additional Hints (No hints available.)