Skip to content

Geologia no Távora - Filões - BE32 EarthCache

Hidden : 11/04/2024
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation
 

Como validar o teu Found It?

Na coordenada publicada (WP1) a cerca de 10 metros a sul do passadiço irás encontrar um grande filão. Responde às seguintes questões!

1 - Qual a espessura estimada sensivelmente do filão e qual o ângulo que possui relativo ao plano do chão?

2 - Explica por palavras tuas como se forma um filão.

Desloca-te agora ao WP2, a cerca de 3 metros a sul do passadiço onde encontras outro filão bem visível!

3 - Este Filão está na vertical, horizontal, ou diagonal? É mais largo ou mais fino que o anterior no WP1?

Obrigatório:

Uma fotografia no GZ contigo ou com algo que te identifique sem mostrar informação que dê as respostas.

 
 
Rio Távora:

O rio Távora nasce próximo a Trancoso e corre para norte até desaguar no rio Douro, do qual é um afluente. Tem como principais afluentes as ribeiras de Gradiz, Rio de Mel, Açores e da Lezíria.

Nascendo no concelho de Trancoso (distrito da Guarda) passa por várias localidades como a Ponte do Abade, Vila da Ponte (Sernancelhe), Escurquela, Riodades, Granjinha, Távora, Tabuaço, etc. indo desaguar na margem esquerda do rio Douro depois de ter percorrido cerca de 47 quilómetros.

Dispõe de uma importante albufeira, criada pela Barragem do Vilar localizada entre as freguesias de Vilar (Moimenta da Beira) e Fonte Arcada (Sernancelhe). Esta albufeira ajuda a normalizar os fluxos hidrográficos do Douro, serve para a produção de energia elétrica e é também recentemente utilizada para captação de água para abastecimento público.

Távora vem do latim tabula que quer dizer tábua ou madeira para tábuas e por extensão castanheiros (que no mundo antigo eram utilizados para fazer tábuas de excelência. Deste modo rio Távora quer dizer rio das tábuas ou castanheiros, nome apropriado para o tempo pois no grande vale do Távora abundavam os castanheiros, sendo ainda hoje o Concelho de Sernancelhe considerada a terra da castanha.

 
 

Quartzo:

O quartzo é o segundo mineral mais abundante no planeta terra, ocupando cerca de 12% de todo o seu volume.

Uma das variedades de quartzo mais abundantes nos afloramentos graníticos é o quartzo leitoso. A sua cor branca deve-se essencialmente à presença de gases, como vapor de água e/ou dióxido de carbono, aquando da formação do cristal. Existem diversas variedades de quartzo, alguns chegando a ser considerados pedras semipreciosas.

É utilizado em vários fins, como por exemplo na confeção de jóias, esculturas de pedra e até mesmo na eletrónica.

 
 

O que é um Filão?

Um filão, em Geologia, refere-se a uma intrusão magmática de forma tabular. Uma intrusão é um corpo de rocha magmática que se cristalizou-se no interior da crosta terrestre.

As fraturas nas rochas ígneas podem ser locais de circulação e instalação de magmas e soluções aquosas quentes, com consequente cristalização/precipitação de minerais de composição química variada.

O preenchimento das fraturas gera corpos mais ou menos tabulares, com espessuras variáveis. As intrusões conformes quase horizontais ao longo de estratos são chamadas soleiras intrusivas.

 
Filões de quartzo:
Nas fraturas podem circular fluidos hidrotermais, de origem magmática ou não, permitindo a precipitação de minerais que, assim, constituem os chamados filões hidrotermais de quartzo. Estes são, em geral, consideravelmente mais longos que espessos (tipicamente, 100 a 1000 vezes).

A circulação de fluidos enriquecidos em sílica permite a formação destes filões, de ocorrência frequente. Eles encontram-se, por vezes, a preencher zonas de falha.

O movimento ao longo da falha provoca esmagamento do material silicioso, dando-lhe, dessa forma, um aspeto de brecha. Ao quartzo associam-se, por vezes, óxidos de ferro ou sulfuretos disseminados, que podem modificar parcialmente a sua cor.

 
 
Princípio da interseção:
Este princípio estratigráfico da Geologia afirma que qualquer estrutura que intersecte vários estratos, como fraturas, falhas e intrusões magmáticas, é mais recente do que as rochas encaixantes (as rochas pré-existentes).

Como os filões foram formados por fluídos magmáticos, estes solidificaram por entre as falhas das rochas.

 
 

 

 

Additional Hints (No hints available.)