Lâmpada da Pixar
A história do famoso candeeiro de mesa, marca registada da Pixar Animation Studios é um acontecimento totalmente coincidente, mas tem uma bela história. Tudo começou em 1979 quando George Lucas fundou o The Graphics Group, a divisão de computadores da Lucasfilm responsável pelos primeiros efeitos de Star Wars.
Depois de alguns anos, em 1986, Steve Jobs decidiu comprar aquela divisão e mudar o foco para um estúdio de animação independente. Esta transição deu vida à Pixar que conhecemos hoje. Nesse momento da história e no mesmo ano a Pixar lançou um dos seus primeiros teasers denominado “Luxo Jr.”, em que o protagonista é um candeeiro de mesa.
Este trabalho foi o primeiro curta de animação computacional da história e nomeado para um Prémio Óscar, especificamente na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação. A partir desse momento o vídeo Luxo Jr. passou a ser um símbolo para a empresa.
Como todos sabemos, Luxo Jr. aparece no início de todos os filmes da Pixar. A sequência é sempre a mesma: a personagem entra à esquerda, pára em frente ao I do logótipo da Pixar, salta sobre ele até ser esmagado da mesma forma que com a bola na curta-metragem.
Mas essa introdução sofreu algumas variações em alguns filmes. Por exemplo no caso do Wall-e, a personagem apareceu para reparar a lâmpada fundida do Luxo Jr.
