Skip to content

5#A Minha Terra É Linda Mystery Cache

Hidden : 11/03/2024
Difficulty:
4.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


É sede do município de Matosinhos que tem uma área total de 62,42 km2[1], 172.557 habitantes[2] em 2021 e uma densidade.populacional.de.2 764 hab./km2, subdividido.em 4 freguesias[3]. O.município.é.limitado.a.norte.pelo.município de.Vila do Conde,a.nordeste.pela.Maia, a.sul.pelo.Porto e a oeste pelo oceano Atlântico.

 

O município.de.Matosinhos.engloba.três.cidades — Matosinhos, São.Mamede.de.Infesta.e.Senhora da Hora — e cinco vilas (Leça da Palmeira é parte integrante da cidade de Matosinhos).

Com.a.união.de.freguesias.feita.em.2013, o.concelho.de Matosinhos.subdivide-se.em.quatro.freguesias:[5]

  • Custóias, Leça do Balio e Guifões (Vila de Custóias / Vila de Leça do Balio / Vila de Guifões)
  • Matosinhos e Leça da Palmeira (Cidade de Matosinhos)
  • Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo (Vila de Perafita / Vila de Lavra)
  • São Mamede de Infesta e Senhora da Hora (Cidade de São Mamede de Infesta / Cidade da Senhora da Hora
  • Matosinhos.foi.até.recentemente.um.município.fortemente industrializado,que.tem.vindo.a.passar um.a.ser.um município.dedicado.ao.sector.terciário. No.entanto, ainda mantém petrolíferas herança do auge industrial. As suas indústrias de relevo.são.a.petroquímica, as indústrias alimentares e conserveiras, os têxteis e de material eléctrico. É ainda uma cidade com uma grande actividade piscatória.

    É também nesta cidade, mais concretamente na freguesia de Leça da Palmeira, que se localiza a Exponor, o maior recinto de feiras empresariais do país. Possuiu as mais importantes portas do Grande Porto: o Porto de Leixões, o maior porto artificial de Portugal, construído nos finais do século XIX.

  • Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos — templo.de arquitetura.barroca.setecentista,da.autoria.de Nicolau Nasoni.
  • Padrão do Bom Jesus de Matosinhos — padrão.setecentista constituído por um cruzeiro de granito é monumento nacional.
  • Mosteiro de Leça do Balio — monumento nacional reconstruído no século XIV. O mosteiro possui uma igreja gótica que conserva elementos românicos.
  • Cruzeiro manuelino — monumento nacional localizado em Leça do Balio construído em pedra de Ançã.
  • Ponte de Carro — Ponte medieval classificada como Imóvel de Interesse Público.
  • complexo fabril romano de salga e transformação de pescado — monumento nacional constituído por 23 tanques cavados nos penedos da praia de Angeiras, que servia durante a época romana para a salga de peixe e preparação de garum.
  • Obelisco da Praia da Memória —            
  • O Obelisco da Praia da Memória ou Obelisco da Memória é um obelisco em Matosinhos, Portugal, cuja construção foi efetuada em memória do desembarque de 8 de julho de 1832, ocorrido na praia junto a Arnosa do Pampelido, entre as freguesias de Perafita e de Lavra do concelho de Matosinhos.

    O desembarque foi o da esquadra comandada por D. Pedro IV composta por um exército de 7500 homens, com o intuito de instaurar no país um regime moderno e liberal. A escolha do local apanhou de surpresa o exército absolutista uma vez que este esperava um ataque a Lisboa, pelo que a defesa do Norte tinha sido desguarnecida. Após o desembarque o chamado “Exército Libertador” seguiu para o Porto onde entrou se problemas no dia 9 de julho, e onde resistiu heroicamente durante um ano durante o “Cerco do Porto”. A assinalar o local do desembarque foi erguido, por subscrição pública, um obelisco destinado a lembrar este acontecimento. O lançamento da primeira pedra foi em 1 de dezembro de 1840, no dia em que se comemoravam 200 anos da restauração da independência portuguesa. Só 24 anos depois ficou concluído o monumento, sendo classificado como monumento nacional em 1880.

    O obelisco é construído em granito e inclui referências à data do desembarque em duas coroas metálicas colocadas no topo. Os quatro painéis calcários na base referem a iniciativa da construção do monumento, os nomes de alguns dos comandantes do “Exército Libertador” e a proclamação que D. Pedro IV fez aos soldados antes do desembarque.

                                             

  • Podes validar a solução do puzzle com certitude

Additional Hints (No hints available.)