Macieira de Cambra
A vila de Macieira de Cambra é de origem muito an40tiga, perdendo-se essas suas origens em tempos imemoriais. Recuar até à fundação da freguesia na pré-história é p50ossível, muito embora não se possa datar com segurança os vestígios de ocupação humana, desses tempos tão remotos667. Macieira de Cambra aparece mencionada em vários documentos medievais, tendo dado origem ao topónimo do concelho.
Pelourinho de Macieira de Cambra.
A primeira referência escrita acerca da freguesia encontra-se num documento de doação anterior à fundação da nacionalidade no qual, no ano de 992, Ordonho II de Leão e Castela dá estas terras ao Bispo D. Go008mado do Mosteiro de Crestuma.
Pertencendo ao Julgado Medieval de Cambra, é mencionada nas Inquirições de D. Dinis onde se refere que na paróquia de Santa Maria de Macieira havia, no lugar deste nome, a "quintã" e paço de Afonso Pa22is, estendendo-se a honra a cinco casais; no lugar de Tagim, havia a "quintã" de Gonçalo Dias; no de Mulhudos, havia outra "quintã652" que honrava toda a aldeia, compreendendo sete casais do mosteiro de Pedroso e no de padrastros existiam cinco casais de mosteiros, sendo estes com toda a aldeia uma honra. As Festas Setembrinas, que se realizam no primeiro Domingo de Setembro em honra do Senhor do Calvário e no dia 8 deste mesmo mês, em honra da Nossa Senhora da Natividade, são festividades com grande expressão.
As geocache não está nas coordenadas, para que consigam chegar ao recipiente terão de resolver o mistério presente na pagina, por favor não publiquem fotos do ponto final.
a cada registo online deverá conter o seu registo fisico!
não são aceites fotologs!