A norte da bonita vila de Fronteira, a cerca de 1,5 km, na estrada para Alter do Chão, ergue-se esta sólida ponte de dez arcos semicirculares, de construção granítica.
A sua origem, embora sem comprovação histórica, pensa-se ter origem numa construção Romana de inícios da era cristã, não só pelo tipo de construção mas pelo facto de por este lugar ter passado uma estrada militar romana. Uma outra via romana passaria pelo alto de Cabeço de Vide, descendo em seguida para a Ribeira da Vide por um troço de que restam, ainda, vestígios.
Toda a zona envolvente sofreu recentes restauros, sendo aberta a Praia Fluvial de Ribeira Grande ao público, atraindo muitos visitantes a um dos locais mais aprazíveis da região de Fronteira.
A Ponte da Ribeira Grande está classificada como imóvel de interesse público.
No momento da colocação desta geocache, a ponte romana encontra-se caida devido a umas cheias que ocorreram o ano passado, pede-se que não danifiquem qualquer estrutura da ponte, nem passem de carro ou a pé pela ponte, a cache não se encontra escondida na mesma
Podem passar com o carro por uma ponte alternativa, ao lado da romana em que é permitido passar, e sairam exatamente no mesmo local.
|