GONDIÃES
A Pinha

O aglomerado populacional do Lugar de Gondiães situa-se em Gondiães, União de Freguesias de Gondiães e Vilar de Cunhas, concelho de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga.
Em termos demográficos, a aldeia regista 73 habitantes, entre os quais 22 com mobilidade reduzida (essencialmente idosos). Nos meses de verão, especialmente em agosto, verifica-se um acréscimo da densidade populacional com a vinda dos emigrantes à terra.
A aldeia é rodeada por uma extensa área de floresta contínua, predominantemente ocupada por pinheiro bravo, distribuída por 1645 hectares de território.
Em matéria de risco de incêndio rural, a área envolvente apresenta classes de perigosidade “Muito Baixa” e “Baixa” (áreas de agricultura), a par de pequenas áreas classificadas como “Média” (áreas de vegetação espontânea).
A resposta a situações de emergência conta com o apoio do Lugar vizinho “Bairro da Portela dos Sobreiros”, onde existe uma viatura equipada com Kit de primeira intervenção e capacidade de 500 litros de água – propriedade do Conselho Diretivo dos Baldios de Gondiães. Esta entidade tem ainda condições para assegurar uma equipa de intervenção, dado possuir forte conhecimento do lugar, dos acessos e das características do terreno.
Acresce a existência de vários tanques de rega no próprio aglomerado (abastecidos de forma gravítica), que conjuntamente com a apoio previsto, garantem relativa autonomia face à distância do quartel de bombeiros mais próximo (cerca de 45 minutos).
