Situada no aglomerado urbano da vila de Aljezur, a Igreja da Nossa Senhora d’Alva foi edificada nos finais do séc. XVIII.
Edifício de estilo Neoclássico, o seu interior é caracterizado pelas suas três naves, transepto, capela-mor absidal profunda, ladeada por duas capelas colaterais com planta rectangular e por capelas laterais com planta igualmente em abside fazendo lembrar uma pequena catedral.
Muito semelhante ao retábulo que existe na Igreja de São Luis em Faro, pensa-se que o retábulo do altar-mor foi instalado na igreja entre 1808/1809, atribuindo-se a sua construção ao mestre José da Costa residente em Faro, apresentando a racionalidade do Iluminismo nas suas altas colunas. O frontão triangular ostenta a imagem da sua padroeira, Nossa Senhora d’Alva, uma escultura em madeira pintada e dourada, de vulto pleno apresentando-se em pé e de frente, segurando ao colo o Menino Jesus. Pertencente à época final do baroco, foi benzida por D. Francisco Gomes poucos dias antes da sagração da igreja.