Antiga Cadeia atual Casa da Música e Pelourinho das Pereiras
Edifício, também designado por Casa da Cadeia, datado do século XVI, situado no lugar das Pereiras, na freguesia de Refojos, foi outrora foi Casa da Câmara e Casa da Cadeia.

A estrutura da casa deixa ainda adivinhar as celas onde os infratores eram colocados.
A marca implacável da justiça está ainda imposta pela existência do Pelourinho.
Este monumento, assente num pedestal quadrado de três degraus, é constituído por fuste liso de secção circular de base paralelepipédica, encimada por capitel com símbolos heráldicos. Sobre o capitel uma pirâmide com esfera.
Símbolo dos privilégios atribuídos ao couto de Refojos, o Pelourinho das Pereiras, também assim designado, era o símbolo mais ilustrativo da administração da justiça penal que teve o seu início no século XVI.
Devido ao último carcereiro António Mendes, que também era músico, o som metálico das grades da cadeia foi substituído pela sinfonia da Banda Cabeceirense, alberga, desde 2003, a Casa da Música e também a sede social da bicentenária Banda Cabeceirense.
Funciona também como Escola de Formação Musical, onde sobretudo os jovens e as crianças de Cabeceiras de Basto podem aprender a tocar diferentes instrumentos.
