
A ermida dedicada a Santo Adrião foi erigida no ano de 1576 como nos informa a inscrição que se pode observar na porta principal: ANTÓNIO SOBRINHO TEIXEIRA A MANDOU CONSTRUIR ANO DE 1576. A sua construção neste local dever-se-á provavelmente ao facto da principal via da acesso à cidade dos arcebispos até ao século XIX, a antiga estrada de Guimarães (pela Falperra), passar por aqui. Através da descrição inserida no “Dicionário Geográfico” datado de 1747-51, sabemos que a capela de Santo Adrião detinha um altar-mor no qual era venerada a imagem de Santo Adrião e a de sua mulher Santa Natália «com sua Confraria», e dois altares colaterais, um com as imagens do Menino Jesus, S. José e Nossa Senhora e o outro com as imagens de S. Vicente Ferrer e de S. Francisco Xavier. Na mesma descrição temos conhecimento que estes dois altares laterais foram mandados fazer por doação testamentária do desembargador da Casa da Suplicação António Carneiro Tinoco, pai da então proprietária da quinta de Santo Adrião, «Dona Francisca». A capela de Santo Adrião e o seu recinto envolvente acolhiam, até ao século XIX, duas romarias anuais, uma devotada a S. Brás (3 de fevereiro) e outra dedicada ao patrono da capela (segunda-feira de Páscoa ). Em 1983 foi elevada a sede de paróquia.
in Brochura, À descoberta de Braga: A zona ribeirnha de Braga, CMB.
A Capela de planta retangular, não terá mais de 20 metros de comprimento. Hoje a capela está completamente descaraterizada pelo facto de, há cerca de duas décadas, terem substituído as alvas paredes que recobriam o seu exterior pela rigidez do reboco granítico.
Na frontaria pode ver-se um alpendre semelhante ao que existe na capela de São João da Ponte, o que indica que a afluência a este templo deveria ser significativa. Coroando a fachada encontra-se um pequeno campanário, uma nota que dá alguma animação à sua frontaria.
Com a fundação da paróquia de Santo Adrião em 1983 este lugar ganhou algum relevo na cidade, todavia com a recente edificação da nova igreja paroquial, erigida mesmo ao lado, a ermida foi votada um pouco ao esquecimento.
in blog Guiadaminhacidade.
IMPORTANTE: sendo o local pouco frequentado, a presença de estranhos poderá chamar à atenção dos moradores. Por favor sejam discretos na procura e manuseamento da cache. O container apenas contém o logbook, não sendo possível a troca de objectos.