Sport Clube de Vassal
Data da Fundação do Clube: 1977/05/20
É certo que o Sport Clube de Vassal (SCV) nunca conheceu tempos áureos, nem tão pouco passou dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Vila Real, mas no final dos anos 70, anos 80 e 90 foi o entretém dos Vassalenses aos domingos à tarde.
Ver o Vassal era pretexto para o povo se juntar no campo da bola, ali se vendiam tremoços, no bar não "havia mãos a medir", faziam-se leilões e passavam-se rifas, sendo o ponto de encontro até para quem não apreciava o futebol.
Os atletas sempre foram maioritariamente "filhos da terra", e isso ajudou a que o SCV fosse acarinhado por todos os locais, mas é como tudo, com o passar dos tempos começou a ser complicado arranjar jogadores que cumprissem a época inteira, uns saiam para estudar, outros emigravam, e os que ficavam eram cada vez menos. Começou a haver necessidade de procurar nas aldeias limítrofes quem quisesse representar o clube, com muito sacrifício lá se conseguia formar uma equipa, mas essa descaracterização e falta de opções, levou ao fim do clube e abandono do campo de futebol, que à época foi gentilmente cedido por Dr. Domingos César Araújo.
Uma curiosidade relativamente ao símbolo com a estrela e equipamento com listas verticais, pretas e brancas e calção preto (e peço desculpa se a história não for exatamente assim, mas cresci a ouvir que:) foram consequência da vinda de férias de um Vassalense que vivia no Brasil, que seria um fervoroso adepto do (bem conhecido) clube Botafogo de Futebol e Regatas, e cedeu ao SCV um equipamento completo, a oferta foi de bom agrado, já que as condições financeiras eram parcas, ficando assim as cores oficiais do Sport Clube de Vassal... e símbolo também!
Mais tarde, o Vassalense António Ambrósio patrocinou o clube com a sua marca Tintas 2000, mas as cores preto e branco mantiveram-se. :)
Alguns dos atletas que representaram o Clube:



