O Moinho de João Tavares
A cultura dos cereais desempenhou um papel importante na economia do Arquipélago da Madeira até meados do Séc.XX. A cultura do trigo, milho, cevada e centeio tinham grande expressão, e dada a sua importância eram dadas toponímias a locais onde a sua importância era fulcral. Nomes de sítios com a denominação de "Eiras" , "Azenha" ou "Moínhos" são bastante comuns pela ilha da Madeira e a sua denominação tem uma forte ligação à cultura dos cereais e à sua transformação. A utilização destes cereais nas cereainhas que eram colocadas nas lapinhas pela altura do Natal possui um relevo cultural que nos dias de hoje ainda perdura.
O Sítio das Levadas, situado na freguesia de Gaula, deve o seu nome devido à presença de um grande número de canais de rega (levadas) que eram e continuam a ser usados para o transporte e distribuição de água de rega para a agricultura. Estas levadas, com principal dstaque para a levada do Pico dos Eiroses, devido a possuir um caudal elevado, tinha ao longo do seu percurso, desde o o sítio do Pico Norte, até ao sítio do Porto Novo vários moinhos movidos pela força da água.
Actualmente, ainda é possivel observar alguns desses moinhos na paisagem rural deste sítio. Alguns encontram-se em avançado estado de degradação, alguns convertidos em moradias e existe um único moinho que resiste estoicamente ao teste do tempo que se mantém em funcionamento. O moínho de João Tavares ou também conhecido como o moínho do Sr. António Joaquim. A família deste senhor ainda utiliza-o no primeiro sábado de cada mês para a moagem de cereais.
Para mais informação sobre a Levada do Pico dos Eiroses e dos moínhos que foram edificados pelo seu percurso deixo um link muito interessante sobre este assunto aqui:
O objectivo desta Cache é o de dar a conhecer o último moinho em laboração, localizado no sítio das Levadas, freguesia de Gaula.