Skip to Content

<

Enjoy Alcochete [Alcochete]

Hidden : 6/6/2003
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


If you'll need the English version of this description, please let me know. Thanks.


"Enjoy Alcochete" é uma multi-cache cujo intuito é dar a conhecer o concelho, bem como proporcionar momentos de diversão, descontracção e aventura. A caça a esta cache pode ser realizada de duas formas distintas. A primeira, utilizando a sua viatura nas deslocações entre os diferentes níveis. A segunda, aquela que eu aconselho e que possibilita usufruir na totalidade desta aventura, de bicicleta. Este foi o meio por mim utilizado durante o período de preparação da cache, visto residir no concelho de Alcochete.

De carro:
(De certeza que não dá para mudar de ideias e fazer de bicicleta?)

Se escolher esta forma, apenas referir que em todos os níveis será possível chegar com o carro suficientemente perto das coordenadas, mas não poderá usufruir de uma suspresa que está na cache.

De bicicleta:
(Excelente escolha! Não se vai arrepender.)

Como provavelmente as bicicletas serão transportados num carro, dirija-se ao 1º nível na sua viatura. Poucos metros antes existe um parque de estacionamento onde poderá deixar o carro enquanto realiza a caça dando ao pedal. O passeio, com cerca de 6 Km até à cache, é excepcional. E ao chegar à cache em bicicleta verá que valeu a pena, pois aí uma surpresa irá permitir manter o interesse no regresso à sua viatura. Terá a oportunidade de regressar por caminhos que na sua maioria só é possível fazer de bicicleta.

O trajecto de ida não exige grande esforço e pode ser realizado calmamente. Para o regresso ao ponto de partida, caso opte pela surpresa da cache, é necessário uma bicicleta BTT e alguma preparação física. Pode também vir a fazer falta um par de calças para proteger da vegetação, embora na minha opinião um geocacher de barba rija não precise.

Não esquecer antes de começar o trajecto, de levar a prenda para deixar na cache, bem como alguma água para matar a sede. Em ritmo calmo levará cerca de 3/4 horas na busca desta cache.

Níveis:

1º Nível: Procure pelas coordenadas do 2º nível e recolha parte dos dados necessários ao cálculo do 3º nivel - Variável E

2º Nível:Conte o número de candeeiros que se encontram sobre o rio - este valor será a variável A.

Conte também quantas faces tem a zona vidrada da estrutura central deste local - este valor será a variável B

Agora calcule as restantes variáveis e substítua nas coordenadas para o 3º nível.

C = E - 2
D = E - F
F = B / 2

N38 4C.CED W008 5C.ECF

(para confirmar, o 3º nível encontra-se a 3200 metros do 2º nível)

3º Nível: A cache final. A cache é a ammo-box que foi utilizada como prémio no 2º Encontro de Geocaching em Portugal. Aqui encontrará informações sobre o concelho, locais a visitar noutra oportunidade e a tal surpresa para fazer de bicicleta. Poderá também observar diversas aves, pelo que se tiver oportunidade leve uns binóculos.

Dicas:

1º Nível: Daqui consegue-se avistar o 2º nível :)

2º Nível: Após decifrar as coordenadas para a cache, além de seguir as indicações do GPS, passe pelo centro da vila (onde poderá dar uma vista de olhos) e seguindo pela estrada principal, quando o GPS indicar 1670 metros em linha recta para a cache vire para uma estrada à esquerda.

3º Nível (cache): Quando estiver a 350 metros da cache poderá ter molhar os pés e as rodas. Na busca pela cache não saia demasiado dos trilhos, pois existem algumas zonas falsas, nomeadamente algum lodo e buracos cheios de água. No entanto são perfeitamente visíveis se andar com atenção, não existindo assim qualquer perigo.


Adopção:

Esta cache foi realizada pelo Ricardo Silva (ricardobsilva), a 6/6/2003 e foi adoptada pela Sara e Hugo Rebordão a 28/1/2007. Fazendo o mínimo de alterações na cache informamos apenas que o 3º nível não é composto por uma ammobox, mas sim por um vulgar tupperware. Obrigado Ricardo.

No que diz respeito à surpresa adicional na última cache, temos de vos alertar para o facto de não ser actualmente aconselhável a sua realização. Reparem na nossa nota de manutenção do dia 25/4/2007:

Aproveitámos o dia para verificar a validade do roadbook . Passámos pela cache, tirámos um bloco e deixámos um TB. Iniciámos a pedalada e lá fomos pelos campos de Alcochete. Infelizmente, embora o percurso seja na quase totalidade exequível, agora passa por dentro de propriedades privadas, numa das quais se pratica o tiro ao prato !!! Já perto do fim, o acesso à casa assombrada esta dificultado por uma vala intransponível após um campo de mato denso !
É com tristeza que temos de vos desaconselhar o percurso adicional. Poderemos em breve descobrir outras alternativas, mas para já fica o alerta.

Adoção v.2.0:

Esta cache foi realizada pelo Ricardo Silva (ricardobsilva), a 6/6/2003 e foi adotada pela Sara e Hugo Rebordão a 28/1/2007. A 25/10/2017 o Rebordão passa o testemunho ao Vitor Sérgio aka vsergios. Mais uma vez, fazendo o mínimo de alterações na cache informo apenas que o 3º nível continua a não ser uma ammobox, mas sim um vulgar tupperware e, mais importante, que o local foi alterado. Também, no ponto incicial, que desviou um pouco, para além de recolha de coordenadas para o 2º nível, passa a ser necessário recolher um dado importante para construção da coordenada final. Obrigado Hugo.

Aqui fica só um apontamento de cultura geral sobre a zona de sapal.
O estuário do rio Tejo possui um conjunto de habitats de relevância ecológica tão grande que foi incluída na Rede Natura 2000 (criada a nível europeu para protecção de espécies da flora e fauna em risco).
A zona do local final da cache denomina-se de vasa e existe em muitos estuários em Portugal, em locais onde as marés têm amplitude considerável, deixando a descoberto grandes extensões de lodos ou areias (vasa) na maré baixa. Nessa altura acontecem fenómenos muito interessantes: os animais e plantas móveis (algas flutuantes na maioria) que não toleram a secura refugiam-se (ou são mesmo arrastados) para as zonas profundas do estuário ou para os canais que se formam naturalmente. Os restantes seres vivos ficam enterrados ou depositado sobre a vasa até que a água chegue novamente.
O local onde se encontra a cache final é um sapal. Os sapais são dos ecossistemas de maior produtividade do planeta e as suas águas calmas constituem um bom local de abrigo e permanência para numerosas espécies de animais. Os sapais são mesmo conhecidos como “maternidades”  para muitas espécies marinhas, que aproveitam as água escuras (da vasa em suspensão e não da poluição) para efectuarem a desova, e aqui permanecem durante os estádios larvares e juvenis, antes de migrarem para o mar. Por este motivo, a abundância de peixe, moluscos e crustáceos nas águas costeiras depende da conservação dos sapais . Por causa desta riqueza e variedade de espécies aquáticas os sapais têm normalmente uma grande diversidade de espécies sedentárias de aves que aqui se alimentam e abrigam! Por esse motivo podemos aqui encontrar tantos flamingos, alfaiates, colhereiros, etc.
Nos 20 min que passámos no local da cache para fazer a manutenção, encontrámos uma enorme diversidade de animais refugiados no canal de vasa: pequenos caranguejos, “minhocas” e bivalves que fariam as delícias de qualquer amante da natureza! Já não falando em todas as aves que por ali andavam!
É verdade que só podemos gostar daquilo que conhecemos e compreendemos, por isso aqui fica um “empurrãozinho” para quem quiser apreciar melhor este nosso planeta, e o local fantástico e único que é o da cache, tão bem escolhido pelo Ricardo Silva!
Obrigada!
By Sara Rebordão (28/5/2008)



Would you like to know more about Geocaching in Portugal ?
Join the discussion group and visit Geocaching@PT

Additional Hints (Decrypt)

1º Aíiry: cebpher an rfdhvan. 3º Aíiry: áeiber.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

419 Logged Visits

Found it 320     Didn't find it 23     Write note 37     Needs Archived 2     Post Reviewer Note 1     Temporarily Disable Listing 5     Enable Listing 5     Needs Maintenance 17     Owner Maintenance 7     Update Coordinates 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 272 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.