Skip to Content

<

A View To The West [Mafra]

A cache by Bargao_Henriques & Azimute Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 5/29/2004
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


“Ao raiar a aurora do glorioso dia 1 de Dezembro de 1640, escrevia-se no Livro do Destino a fundação de uma nova povoação neste lindo beira-mar de Portugal”: Ribamar!

Ribamar, aldeia de tradição agrícola mas com uma fortíssima ligação ao mar, nasceu na sequência da construção do Forte de Santa Susana (sobre a arriba Sul da praia de S. Lourenço, tendo entretanto adoptado o nome desta praia), mandado edificar por ordem de D. João IV, para a defesa da costa e do rio Safarujo (navegável, naquela época) contra as incursões da esquadra do Duque de Maqueda, a mando do Rei Filipe de Espanha, e de piratas argelinos e tunisinos.

Este forte voltou a ter primordial importância durante a Guerra Peninsular quando, entre 1809 e 1810, foram construídas as Linhas de Torres, derradeiro reduto defensivo de Lisboa contra a terceira vaga invasora do Exército Francês. A segunda destas linhas estendia-se precisamente desde este forte, em Ribamar, até à zona da Póvoa de Santa Iria, junto ao Tejo.

Continuou a servir de aquartelamento até 1948, quando passou para a Guarda Fiscal. Actualmente encontra-se desprovido de funções militares, sendo utilizado como casa de férias pelos os funcionários da Brigada Fiscal da GNR.

Logo desde os primeiros tempos, a população que se fixou nesta zona começou a aproveitar estas terras particularmente férteis para a agricultura, através da desmatação da vegetação selvagem que cobria toda esta região. A actividade agrícola foi, assim, a principal actividade desta população durante séculos, apesar de nas últimas décadas ter perdido parte da sua importância.

Actualmente a actividade económica local passa também pela construção civil e pela restauração, com as afamadas marisqueiras de Ribamar a representar um papel de destaque.

A relação da população com o mar sempre tem sido muito forte, tanto porque este serve de fonte alternativa de alimento, como de local de lazer. É com grande frequência que se encontram pescadores pelos mais variados recantos desta linda zona costeira, seja a pescar com cana ou à “sertela” (arte de pesca tradicional que permite capturar peixes, caranguejos e polvos debaixo das rochas, com recurso a uma pequena cana com isco na ponta e uma rede (“camaroeiro”).

Tradicionalmente, as populações desta zona dirigiam-se ao mar nos dias em que as marés atingem “vazias” particularmente extensas para, em família, apanharem marisco, peixes e polvos, para depois cozinhar e comer ali mesmo na praia, num grande convívio. Esta tradição alterou-se com o correr dos tempos mas, mesmo assim, são muitos os que aproveitam “as marés” para colherem no mar alguns dos seu frutos que, depois, são transformados em verdadeiras iguarias!

Com a evolução dos tempos surgiu uma outra actividade ligada ao mar: o Surf. Com efeito esta zona da nossa costa foi desde há muitos anos“adoptada” por inúmeros praticantes internacionais que, muito antes dos Lusitanos, se aventuraram nesta prática.

Nessa altura já tinham descoberto um “spot”, a que chamaram “Scorpion Bay”, e que rapidamente ganhou fama por esse mundo fora - é a baía situada imediatamente a NW desta cache.

Um outro local que ganhou fama internacional é a Praia da Ribeira d'Ilhas. Desde 1985 é local de uma etapa do campeonato mundial de surf - World Qualifying Series (WQS)

A cache:

Esta cache, “A View To The West”, está escondida junto ao mar, sobre a arriba, num local que proporcionará uma vista espectacular a quem a visitar.

Aconselho que o acesso até esta zona seja feito a pé, desde o miradouro sobre a Praia da Ribeira d'Ilhas (N38º 59,204 W9º 25,091), descendo até esta praia, e depois seguindo sempre os carreiros que existem sobre a beira da arriba até ao local onde deverá começar a procurar a cache.

Existem outras hipóteses de aproximação, percorrendo percursos consideravelmente mais curtos, mas deixo a decisão de qualquer trajecto alternativo à opção de cada visitante. No entanto, caso façam uma aproximação mais directa, recomendo que não percam a visita a este miradouro.

Esta é uma cache de tamanho regular, uma normal caixa de plástico.

Originalmente continha, além de várias prendinhas, um conjunto de documentação e mapas sobre o Concelho de Mafra que poderão ser levados. Agradeço que deixem ficar sempre um exemplar de cada, após a sua consulta.

Em sequência com esta caçada, sugiro a continuação da caminhada pelo topo da arriba até chegar às coordenadas iniciais da cache " S. Lourenço Beach", no Forte de S. Lourenço. O trajecto poderá ser realizado em BTT, passando por esta cache, até à Praia de S. Lourenço, o que proporcionará uma experiência lindíssima e alguns obstáculos naturais inexperados! Nesse caso será preferível começar o passeio na Praia da Ribeira d'Ilhas e não no miradouro.

Como complemento à caçada, aconselho vivamente um repasto numa das muitas marisqueiras desta terra.

Referências:

"Memórias de Ribamar": Casal Ribeiro, 1932. Reedição, complementada, pela Escola do 1º Ciclo de Ribamar, 1993.
"Guia do Concelho de Mafra" : Câmara Municipal de Mafra, 2000.


Esta cache faz parte de um conjunto de 6 caches, colocadas ao longo de um percurso entre o Forte de Mil Regos e a Praia de S. Lourenço. É possível percorrer o trajecto em qualquer dos sentidos, sobre as arribas ou pelas rochas, se a maré o permitir.

This is part of a 6 caches set, placed between the Mil Regos Fortress and the S. Lourenço beach. It is possible to cover the trail in either direction, over the cliffs or through the beaches and rocks, depending on the tide.

Forte de Milreus

Ribeira d'Ilhas

A View to The West

Surf Spot

"Praia do Côxo" e/and

S. Lourenço Beach


Quer saber mais sobre o Geocaching em Portugal?
Adere ao grupo de discussão e visita os sites Geocaching@PT,
GeoPorStats
e os mapas com a localização das caches portuguesas

Would you like to know more about Geocaching in Portugal?
Join the discussion group and visit Geocaching@PT,
GeoPorStats and the maps with the location of the portuguese cache

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

590 Logged Visits

Found it 552     Didn't find it 8     Write note 19     Post Reviewer Note 2     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Needs Maintenance 2     Owner Maintenance 2     Update Coordinates 3     

View Logbook | View the Image Gallery of 211 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.